Rui Car
20/08/2018 08h05

Corpo do presidente da Assembleia Legislativa de SC, Aldo Schneider, é velado em Ibirama

Parlamentar tinha 57 anos de idade e passava por um tratamento de câncer na coluna

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

corpo do deputado estadual Aldo Schneider (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que morreu na tarde de domingo (19), em Balneário Camboriú, é velado nesta segunda-feira (20) na igreja matriz no Centro de Ibirama, no Vale do Itajaí. Familiares e amigos do político prestam as últimas homenagens.

 

Schneider tinha 57 anos de idade e passava por um tratamento de câncer na coluna diagnosticado em 2017. Ele estava internado desde o início de agosto no Hospital da Unimed, de Balneário Camboriú. O parlamentar deixa mulher e dois filhos.

 

 

Velório do presidente da Assembleia Legislativa de SC, Aldo Schneider (Foto: Eduardo Cristófoli/ NSC TV)Velório do presidente da Assembleia Legislativa de SC, Aldo Schneider (Foto: Eduardo Cristófoli/ NSC TV)

Velório do presidente da Assembleia Legislativa de SC, Aldo Schneider (Foto: Eduardo Cristófoli/ NSC TV)

 

No domingo, a informação sobre a morte de Schneider foi divulgada pela Alesc durante a tarde. O velório começou por volta das 21h.

 

Lideranças do MDB e de outros partidos como o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), o senador Dalírio Beber (PSDB), vereadores e prefeitos da região foram até o velório e se solidarizaram com a família. Além disso, houve várias manifestações via notas oficiais e em publicações nas redes sociais lamentando a morte do parlamentar.

 

A Polícia Militar irá fazer uma honra fúnebre às 11h40 em Ibirama. A solenidade está prevista para encerrar por volta das 12h. Depois irá ocorrer uma cerimônia privada para a cremação do corpo, em Balneário Camboriú. As polícias Rodoviária Federal e Militar devem fazer a escolta durante o deslocamento.

 

 

Velório ocorre na igreja matriz de Ibirama (Foto: Eduardo Cristófoli/ NSC TV)Velório ocorre na igreja matriz de Ibirama (Foto: Eduardo Cristófoli/ NSC TV)

Velório ocorre na igreja matriz de Ibirama (Foto: Eduardo Cristófoli/ NSC TV)

 

Luto

A Alesc anunciou luto oficial de três dias, e não abrirá para atendimento ao público na segunda-feira (20). O governador Eduardo Pinho Moreira decretou luto oficial de sete dias.

 

Perfil

Aldo Schneider nasceu 23 de maio de 1961 e iniciou seus estudos em Agrolândia, no Vale do Itajaí. Formou-se em Gestão Empresarial pela Uniasselvi e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como analista da Receita Estadual em 1980.

 

Foi vereador em Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes.

 

Foi eleito deputado estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014. Na última Legislatura entre 2014 e 2018 foi indicado para presidir a Alesc. A última sessão presidida na casa foi no dia 1° de agosto.

 

 

Aldo Schneider morreu aos 57 anos (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)Aldo Schneider morreu aos 57 anos (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)

Aldo Schneider morreu aos 57 anos (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)

 

Cargo

Com a morte de Aldo Schneider, quem assume a presidência da Alesc é o primeiro vice-presidente, Silvio Dreveck (PP). Segundo a assessoria da Casa, o vice deverá ser eleito entre os deputados que não compõem a mesa. Ainda não há informações de quando serão convocadas as novas eleições.

Justen Celulares