Rui Car
14/03/2019 15h27 - Atualizado em 14/03/2019 15h29

Novo golpe via WhatsApp foi aplicado no Alto Vale

Fique atento! Hackers estão atacando

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Um novo golpe aplicado através do WhatsApp está sendo aplicado na região. Marcia Sapelli Kniess, moradora de Salete, entrou em contato com a equipe de reportagens da Educadora para relatar a situação.

 

Marcia é ligada à AMPE – Associação das Micro e Pequenas Empresas. O hacker fingiu ser ligado a essa associação e pediu se ela gostaria de participar do grupo da Econamp, um evento promovido pela AMPE. Ela disse que sim. Ele pediu para que Marcia lhe passasse o código que chegaria no celular dela através de SMS, e assim ela fez.

 

Porém, ao passar esse código, seu WhatsApp imediatamente parou de funcionar. Esse código faz com que o hacker instale a conta de WhatsApp de quem o passa no celular do golpista. Para reativar sua conta, Marcia precisava aguardar algumas horas, segundo a mensagem do aplicativo. Ela postou o que havia acontecido em seu perfil no Facebook, pois o hacker estaria pedindo dinheiro aos seus contatos, se passando por ela.

 

O conselho para quem cair neste golpe é fazer um Boletim de Ocorrência, para que eventuais prejuízos futuros possam ser investigados. “Consegui recuperar porque quando reinstalei, há um botão “Me ligue”, onde alguém entra em contato com você para dar um novo código de verificação. Aí deu certo e bloqueou a conta hackeada, voltando pro meu celular a minha conta de WhatsApp” disse ela.

 

Marcia ainda ressalta que códigos recebidos por SMS não devem ser repassados a outros contatos. Poucos instantes depois, outra pessoa ligada à AMPE também teria caído no golpe.

Justen Celulares