Rui Car
19/03/2019 08h57

Telê Santana é o único brasileiro em lista de revista francesa com os 50 maiores técnicos da história

"France Football" coloca Rinus Michels como o maior treinador da história

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

A conceituada revista “France Football” divulgou uma lista com os 50 maiores treinadores da história, e Telê Santana é o único brasileiro na relação, na 35ª posição. O holandês Rinus Michels, criador do “futebol total” na década de 70 com a Laranja Mecânica, foi eleito o maior técnico de todos os tempos, seguido por Alex Fergusson, Arrigo Sacchi, Cruyf e Guardiola.

 

Confira o top-10

  1. Rinus Michels (Holanda)
  2. Alex Ferguson (Escócia)
  3. Arrigo Sacchi (Itália)
  4. Johan Cruyff (Holanda)
  5. Pep Guardiola (Espanha)
  6. Valeriy Lobanovskiy (União Soviética/Ucrânia)
  7. Helenio Herrera (França/Argentina)
  8. Carlo Ancelotti (Itália)
  9. Ernst Happel (Áustria)
  10. Bill Shankly (Escócia)
 
 
 

Além de Guardiola, há outros treinadores em atividade na atualidade: Carlo Ancelotti (8º), Mourinho (13º), Van Gaal (18º), Zidane (22º), Klopp (27º), Simeone (31º), Wenger (32º), Rafa Benitez (37º), Lucescu (41º), Bielsa (48º) e Conte (49º).

 

A lista sairá na edição da revista a ser lançada nesta terça-feira e, dentre o critério para a lista, há quatro itens: desempenho, legado, carisma e duração da carreira.

 

Telê Santana treinou Fluminense, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e seleção brasileira – essa nas Copas de 82 e 86. Entre os principais títulos, estão as Libertadores e os Mundiais de 92 e 93 com o Tricolor Paulista.

 

Telê Santana, campeão da Libertadores, com Raí em 1992 pelo São Paulo — Foto: DivulgaçãoTelê Santana, campeão da Libertadores, com Raí em 1992 pelo São Paulo — Foto: Divulgação

Telê Santana, campeão da Libertadores, com Raí em 1992 pelo São Paulo — Foto: Divulgação

Justen Celulares