Rui Car
16/12/2019 16h00

Fumar maconha todos os dias pode colocar homens em risco de câncer de testículo

Vale notar que não conhecemos totalmente os impactos da maconha na saúde

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Um novo estudo americano descobriu que homens que fumam maconha todos os dias por uma década podem ter um risco 36% maior de desenvolver câncer de testículo.

 

Isso não significa que um a cada três fumantes pesados de maconha vão desenvolver câncer, mas sim que o risco de desenvolver a doença é aumentado em três vezes para cada indivíduo.

 

Metodologia

Os pesquisadores (do Instituto de Pesquisa e Educação do Norte da Califórnia, da Universidade Brown, da Universidade da Califórnia e do Memorial Sloan Kettering Cancer Center) revisaram 25 estudos sobre o assunto, que ao todo compreenderam 50 anos de dados coletados.

 

Infelizmente, as metodologias dessas pesquisas eram todas diferentes, o que impediu a equipe de tirar melhores conclusões. De qualquer forma, a ligação encontrada não é causal, ou seja, não podemos dizer que a maconha causa câncer, ao menos por enquanto.

 

De todo o modo, o risco de desenvolver câncer testicular não deve preocupar muito as pessoas, uma vez que é preciso ser um usuário muito frequente e antigo da droga para ver efeitos.

 

Lacunas

Vale notar que não conhecemos totalmente os impactos da maconha na saúde, e os cientistas não gostariam que as pessoas assumissem que a droga não tem consequências.

 

“Detestaria que as pessoas interpretassem isso como significando que o uso da maconha é completamente seguro. O fato é que não sabemos muito sobre o impacto do uso pesado, do uso em uma idade muito jovem ou sobre o uso de maconha que não seja fumada”, disse a pesquisadora Deborah Korenstein, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, ao Inverse.

 

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica JAMA Network Open. [Futurism]

Justen Celulares