Rui Car
18/01/2020 11h11 - Atualizado em 18/01/2020 10h39

Cidades do Alto Vale se unem para impulsionar turismo

Lontras e Presidente Nereu tem roteiro conjunto para turistas com culinária, artesanato e outros atrativos

Assistência Familiar Alto Vale
Por: Helena Marquardt - Jornal Diário do Alto Vale

Por: Helena Marquardt - Jornal Diário do Alto Vale

Delta Ativa

Nos últimos anos o turismo vem sendo visto cada vez mais como uma alternativa para movimentar a economia de forma sustentável e garantir renda para agricultores familiares e outros trabalhadores, mas muitas cidades não conseguem desenvolver sozinhas o setor e por isso investem em parcerias. Apostando nessa ideia os municípios de Lontras e Presidente Nereu lançaram um roteiro conjunto que foi divulgado na Feira Internacional de Turismo que aconteceu em Gramado no Rio Grande do Sul.

 

roteiro de dois dias pelas duas cidades, leva o visitante a experimentar emoções e sensações diferenciadas em uma verdadeira imersão cultural. Ele inclui visitas a vários locais onde é possível acompanhar a rotina no campo, se deliciar com comidas típicas do interior, conhecer técnicas de artesanato como o Bauernmalerei e até a degustar cervejas artesanais.

 

Sítio Colina, em Presidente Nereu, é uma das propriedades que faz parte do roteiro. A proprietária, Roseli May Kniess, que ainda sobrevive da agricultura orgânica, mas tem o turismo como uma renda extra há cerca de 12 anos, diz estar otimista com a nova possibilidade de divulgação.

 

“A gente está colocando fé porque percebe que toda a divulgação é bem vinda e sempre traz resultado, o movimento sempre aumenta”, comenta.

 

Ela comenta que a parceria deve fortalecer o turismo em toda a região do Alto Vale, e beneficiar principalmente todas as propriedades envolvidas.

 

“Com essa parceria todas as pessoas que vêm para Lontras vão saber mais de Presidente Nereu e vice-versa então acho que vai ser muito positivo”, opina.

 

A artesã de Lontras, Dulce Bachmann Rech, também está otimista com o roteiro conjunto que inclui visitação para que os turistas conheçam os seus produtos.

 

“Acho muito importante porque para cada município sozinho estava bem difícil a divulgação e os dois se juntando com propostas diferentes que se integram acredito que teremos um retorno melhor”, ressalta.

 

Na propriedade de Dulce, que faz artesanato há mais de 30 anos, um dos destaques é o artesanato com a técnica Bauernmalerei, de origem alemã que foi difundida no pós guerra quando moradores a utilizavam para embelezar os móveis que ficaram bastante destruídos.

 

“Aqui o reconhecimento dessa arte ainda é muito pequeno, tanto que hoje trabalho muito com Blumenau e Pomerode e faço artesanato com outras técnicas. Vejo que aqui o artesanato tem um pouco mais de dificuldade de aceitação, inclusive esse roteiro integrado é mais uma oportunidade de reconhecimento e valorização”, completa.

 

Interessados em conhecer mais sobre o roteiro e agendar excursões podem entrar em contato com qualquer uma das prefeituras da duas cidades que integram a região turística Caminhos do Alto Vale.

Justen Celulares