Rui Car
05/05/2021 11h00

Onde procurar ajuda médica? Entenda a diferença entre Unidades de Saúde e Hospitais

A gravidade dos sintomas do paciente determinará qual local é o ideal para buscar atendimento

Assistência Familiar Alto Vale
Em tempos de pandemia é ainda mais importante saber onde buscar ajuda para evitar exposição (Foto: Divulgação / PMB)

Em tempos de pandemia é ainda mais importante saber onde buscar ajuda para evitar exposição (Foto: Divulgação / PMB)

Delta Ativa

Diante de notícias sobre o aumento de casos de coronavírus e ocupação de leitos de UTI, há a preocupação também com relação a necessidade de suporte médico por outros motivos e se terá atendimento médico em unidades de saúde. Ainda mais aqueles que não contam com planos de saúde, o que corresponde a 7 em cada 10 brasileiros, segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2020.

 

Porém, antes de buscar atendimento em Unidades de Saúde (Ambulatórios Gerais ou Estratégia de Saúde da Família) ou hospitais, é preciso entender qual é o melhor serviço para cada situação.

 

Entenda a diferença no atendimento de UBSs e Hospitais

 

Estratégia Saúde da Família (ESF)

 

Conhecidas popularmente como “postinhos de saúde” as unidades Estratégia Saúde da Família são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Os ESFs possuem equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde (ACS).

Durante a pandemia, esses locais atendem casos clínicos que não estejam relacionados a Coronavírus.

 

Ambulatório Geral (AG)

 

Consideradas estruturas de referência, os locais atendem mediante agendamento conforme a área de abrangência. Os AGs possuem equipe médica composta por clínico geral, ginecologista e pediatra, além da equipe de enfermagem. Após avaliação médica, havendo necessidade, o AG solicita consultas por meio do Sistema de Regulação, com especialistas e encaminha os usuários para exames mais complexos junto à Policlínica.

 

Hospital

 

Nestes locais são atendidos os pacientes de média e alta complexidade. Os hospitais normalmente contam com setores de emergência, internação e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), onde são atendidos os casos mais graves. As estruturas contam com equipes multiprofissionais especializadas em diversas áreas da medicina e possuem os melhores recursos tecnológicos. Os hospitais são recomendados apenas para pacientes que demandam atendimento de urgência e emergência.


FONTE: NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE DIRETAMENTE NO SEU CELULAR CLICANDO AQUI.
Justen Celulares