Rui Car
24/05/2024 10h11

Temporal coloca Rio do Sul novamente em situação de enchente

Essa é a segunda vez em uma semana que o nível do rio saiu da calha

Assistência Familiar Alto Vale
Alagamento na região da ponte da Rua Wenceslau Borini (Foto: Prefeitura de Rio do Sul / Divulgação)

Alagamento na região da ponte da Rua Wenceslau Borini (Foto: Prefeitura de Rio do Sul / Divulgação)

Delta Ativa

O temporal da madrugada desta sexta-feira (24) voltou a provocar transtornos em Rio do Sul. Com 46,8 milímetros de chuva, o nível do Itajaí-Açu subiu cerca de dois metros e a cidade entrou novamente em situação de enchente — a segunda somente nesta última semana.

 

No começo desta manhã, a medição apontava o rio em 7,01 metros. Com isso, algumas ruas começam a ficar alagadas. É o caso da região da ponte da Rua Wenceslau Borini. A Guarda Municipal monitora outras áreas baixas na cidade, mas ainda sem registros de interdição.

 

De acordo com a prefeitura de Rio do Sul, neste início do dia, o rio sobe em ritmo lento e deve estabilizar em 7,5 metros, pois não há previsão de mais chuva para a sexta-feira. Mesmo assim, os serviços públicos municipais estão mobilizados para atender comunidades que possam ter algum tipo de transtorno causado pela elevação da água.

 

A primeira enchente do ano

 

No último sábado (18), Rio do Sul registrou o dia mais chuvoso dos últimos oito anos, segundo a Defesa Civil da cidade. Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o recorde de 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros. O temporal causou enchente e água invadiu várias casas.

 

Nesta quinta (23), conforme boletim da manhã, 65 pessoas ainda estavam em abrigo por causa da inundação. No pico do Itajaí-Açu, o número de desabrigados chegou a 480 e outros mil moradores foram para casa de parentes ou amigos.

 
Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares