Rui Car
27/09/2022 15h54

Miniaturas de viaturas: filho de policial transforma amor pela PM em negócio em SC

Alexandre Gonzaga dos Santos já confeccionou mais de 500 modelos; veja imagens de alguns trabalhos feito por ele

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: @miniaturasgonzaga / Instagram

Fotos: @miniaturasgonzaga / Instagram

Delta Ativa

Um catarinense apaixonado pela PM (Polícia Militar) transformou a paixão em negócio. Desde 2021, Alexandre Gonzaga dos Santos, de 44 anos, faz miniaturas de veículos das forças de segurança – a maioria das peças são viaturas da PM. Nesse período já confeccionou mais  de 500 modelos.

 

Gonzaga, como é conhecido, é filho de policial e viveu a infância dentro do Batalhão da Polícia Militar, onde o pai trabalhava. Foi da vivência em meio a policiais e viaturas que criou amor pela instituição.

 

As peças são uma pequena réplica dos veículos originais. “São todas de ferro, uso tinta automotiva, fundo preparador igual um veículo de verdade, coloco número e placa da viatura”, explica.

 

Conforme ele, leva em torno de quatro a seis dias para uma peça ficar pronta. Entre os modelos, as miniaturas das viaturas do Jeep Compass e Ipanema são as que demandam mais trabalho, segundo ele,  por conta dos detalhes.

 

Como tudo começou

 

O artista conta que começou a produzir as miniaturas após aprender a arte com um comandante da Polícia Militar. Segundo ele, na época ele queria comprar uma peça que o comandante tinha, mas o amigo decidiu ensiná-lo a produzir suas próprias viaturas.

 

Fui visitar um amigo meu que tem uma coleção muito grande, ele faz miniaturas de viaturas do Brasil todo. Eu vi o Fusca e queria comprar do Coronel. Aí ele disse que não iria vender, mas me ensinar a fazer”, destacou.

 

miniatura de viatura da década de 80 - @miniaturasgonzaga/Internet/ND

 

Gonzaga faz miniaturas de viaturas desde 2021 - @miniaturasgonzaga/Internet/ND

 

Miniaturas da viatura da PMSC - @miniaturasgonzaga/Internet/ND

 

Miniaturas das viaturas do Tático - @miniaturasgonzaga/Internet/ND

 

Gonzaga – vive em Joinville, no Norte catarinense – atualmente ele trabalha apenas com a confecção das peças que são vendidas e entregues em todo o Estado. Segundo ele, cerca de 95% da produção é de viatura da PM, mas já fez modelos de veículos dos Bombeiros e do SAMU.

 

Miniaturas de ambulâncias - @miniaturasgonzaga/Internet/ND

 

Trabalho que gera emoção

 

De acordo com Gonzaga, o incentivo para fazer as peças vem do amor que sente pelo pai, que já é falecido, e pela paixão que cultivou pela PM.  O pai dele faleceu quando ele tinha 13 anos. Segundo o artista, a falta do pai também se tornou um combustível para confeccionar as peças, que são feitas com muita emoção.

 

Além do sentimento que carrega ao fazer cada uma das peças, o trabalho com as miniaturas já rendeu algumas histórias emocionantes. Uma das mais recentes aconteceu na segunda-feira (26), quando uma peça feita por ele foi entregue a um veterano da PM de Criciúma, que estava hospitalizado e recebeu alta.

 

A peça entregue era uma miniatura da viatura VW/Fusca, 1967, da Rádio-Patrulha (RP 12), que o veterano trabalhava – inclusive, é o mesmo modelo que o pai de Gonzaga também usava.

 

Segundo ele, ao receber a miniatura o veterano ficou emocionado. “Foi muito lindo, muito emocionante mesmo”, destacou o artista sobre ver a emoção que o trabalho dele gerou.

 

Miniviatura entregue a veterano da PM – Foto: Gonzaga/Arquivo pessoal

Foto: Gonzaga / Arquivo pessoal

Fonte: ND+
Justen Celulares