Rui Car
07/12/2022 11h35

VÍDEO: Pastor de SC usa Libras para se comunicar com fiel surdo e gesto de inclusão ganha a web

Gravação foi feita durante um batismo em Criciúma e já ultrapassou mais de 3,5 milhões de visualizações

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

O vídeo em que um pastor de Criciúma, no Sul catarinense, utiliza a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar com um fiel surdo, durante o batismo, viralizou nas redes sociais e ganhou o carinho milhares de brasileiros.

 

Eu fico muito feliz quando vejo o evangelho sendo usado para o bem, como um caminho a Cristo, pois essa é a verdadeira essência de se fazer religião. É amor, paz e carinho”. Esse foi um dos diversos comentários que repercutiram na web.

 

O pastor, por trás do gesto de inclusão, é Telmo Martinello. Ao ND+, ele contou que apreendeu alguns sinais para melhor acolher a comunidade surda da igreja e não imaginava toda a repercussão. A gravação já ultrapassou mais de 3,5 milhões de visualizações.

 

Um dos trabalhos da igreja é representar Jesus. Eu acredito que a igreja representa quando inclui, quando ama. O amor não é uma aceitação de tudo, o amor é muito mais profundo. Jesus é amor! Então, acredito que aproximar e incluir as pessoas faz parte do chamado da igreja”, afirma o pastor.

 

O vídeo do batismo chegou a ser compartilhado pela página Razões para Acreditar, que acumula milhões de seguidores. “Fico feliz porque isso dá visibilidade para os surdos. No Brasil, temos hoje, em torno, de dez milhões de surdos. Criciúma, proporcionalmente, tem sete, oito mil surdos. E onde eles estão? Por vezes, não são vistos nem ouvidos”, comenta.

 

Acolher

 

O pastor revela que ainda não tem o domínio da língua brasileira de sinais. “Aprendo algumas expressões para poder me comunicar de forma mínima com os surdos que congregam conosco, porque eu gosto de cumprimentar com um oi, tudo bem?, boa noite, seja bem-vindo aqui, Deus te abençoe”.

 

Ele conta ainda que apreendeu, recentemente, alguns sinais de outro idioma. “Tem dois ganeses na igreja que falam a língua dos sinais americana que é outra língua, como se fosse o português e o inglês. Então, apreendi um pouco, é só uma forma de dizer vocês são bem-vindos aqui”.

 

Na igreja, onde o pastor prega em Criciúma: a Abba Pai Church, tem cerca de 20 fiéis surdos. “Temos uma equipe maravilhosa de Libras que cuida deles, discípula, faz grupos de reunião, tem congresso”, conta.

 

Fonte: Richard Vieia / ND+
Justen Celulares