Rui Car
06/02/2023 14h14

Terremoto derruba castelo de 2,2 mil anos na Turquia

O local é considerado patrimônio do povo turco

Assistência Familiar Alto Vale
As muralhas do Castelo de Gaziantep foram construídas durante o período romano (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

As muralhas do Castelo de Gaziantep foram construídas durante o período romano (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Delta Ativa

O forte terremoto que atingiu o sudeste da Turquia destruiu um castelo construído há cerca de 2,2 mil anos. As paredes do Gaziantep Kalesi desabaram com o tremor de terra. O governador da região confirmou o colapso do local.

 

As muralhas do Castelo de Gaziantep foram construídas para fins de observação durante o período romano. O local é considerado patrimônio do povo turco e fica localizado na cidade de Gaziantep, a cerca de 90 quilômetros da fronteira com a Síria.

 

Imagens mostram que as paredes, feitas de blocos de pedra, e o muro de contenção ao redor do castelo, onde funcionava o Museu do Panorama de Defesa e Heroísmo de Gaziantep, vieram abaixo. O Castelo de Gaziantep foi construído em uma colina no centro da cidade. Embora não se saiba a data exata de sua construção, sabe-se que durante o período romano foi utilizada para observar invasores.

 

 

Terremoto

 

terremoto de magnitude de 7,8 atingiu a Turquia e parte da Síria na madrugada desta segunda-feira, 6. Mais de 1,3 mil pessoas morreram em consequência do abalo sísmico.

 

O terremoto ocorrido em Karamamaras também foi sentido intensamente em Gaziantep. De acordo com o governo, houve colapsos em 531 edifícios.

 

O balanço inicial das autoridades aponta no mínimo 900 pessoas mortas em território turco, enquanto o governo da Síria já contabiliza ao menos 320 em Províncias sírias. Do lado sírio, a Defesa Civil indica ainda outros 150 mortos em áreas do nordeste fora de controle do governo, comandadas por grupos rebeldes.

 

O total combinado de feridos nos dois países já ultrapassa os 6 mil, sendo 5,4 mil deles na Turquia e 600 na Síria.

 

Fonte: Revista Oeste
Justen Celulares