Rui Car
13/03/2023 16h00 - Atualizado em 13/03/2023 16h27

Por que quem nasce em Santa Catarina é chamado de “Barriga-verde”?

Veja a origem da expressão

Assistência Familiar Alto Vale
Arte: Iba Mendes

Arte: Iba Mendes

Delta Ativa

A hipótese mais aceita da origem do termo vem do apelido dado pelos açorianos ao Regimento de Infantaria de Linha da ilha, quando o brigadeiro José Da Silva Pais, primeiro governador da capitania de Santa Catarina, organizou-os no século Dezessete. No uniforme os soldados usavam uma larga faixa verde, como um cinturão sobre a barriga.

 

“Assim foram alcunhados os legionários catarinenses, que, com uma faixa verde à cinta, à guisa de distintivo, marcharam para a Cisplatina com o mesmo denodo com que mais tarde seguiram para o Paraguai os seus descendentes.” Conforme asserta Padre Carlos Teschauer.

 

Já o Padre Geraldo Pauwels conta que, na verdade, o tal “cinturão” era um colete verde.

 

“Barriga-Verde foi primitivamente apelido só do regimento de linha de Santa Catarina, criado em 1739, como batalhão de artilheiros-fuzileiros de quatro companhias. O nome não proveio duma faixa, peça indumentária que naquele tempo não existia como parte do uniforme, senão do colete verde usado por aquela unidade militar.” Padre Geraldo Pauwels.

 

Entretanto o historiador Osvaldo Rodrigues Cabral discorda em uma de suas obras onde publicou o resultado de suas pesquisas históricas sobre as milícias portuguesas para esclarecer o assunto, onde disserta sobre umas das milícias deslocadas para o sul do Brasil, entre estas, uma portava uma faixa verde embaixo do casaco do fardamento, como um largo cinturão. Em seus estudos, Cabral não encontrou nada existente entre as várias escrituras de fardamentos que foram enviadas de Portugal, dada a falta de registro, a existência  se tornou duvidosa.

 

“Da terra mesmo, como gente dela, foi formado um Batalhão, depois Regimento, o de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, pelo Brigadeiro José da Silva Pais, com gente recrutada, está mais que visto, além de alguns elementos trazidos por ele do Rio de Janeiro. Este Regimento tornou-se glorioso, e é o mesmo para o qual, mais tarde, se inventou a alcunha de barriga-verde (pela qual nunca foi conhecido no seu tempo)”, conclui Osvaldo.

 

Até os dias de hoje pesquisas estão sendo realizadas e, por enquanto, não se sabe nem se é uma invenção ou, de fato, uma verdade.

 

Fonte: Estados e Capitais Do Brasil/Wikipédia/Destino Florianópolis
Justen Celulares