Rui Car
15/03/2023 16h03 - Atualizado em 16/03/2023 10h49

Escola Bolshoi comemora 23 anos no Brasil

Para comemorar a data, quatro espetáculos serão apresentados em Joinville nesta quarta e quinta

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Cleber Gomes / Escola Bolshoi / Reprodução

Foto: Cleber Gomes / Escola Bolshoi / Reprodução

Delta Ativa

Nesta quarta-feira (15), o Teatro Bolshoi no Brasil está de aniversário. A Escola completa 23 anos disseminando a cultura e a arte pelo país, com a missão de formar artistas e cidadão. Atualmente, a Escola Bolshoi educa 240 alunos, de 20 estados do Brasil e 3 países.

 

Para comemorar a data, quatro espetáculos serão apresentados no Teatro Juarez Machado, em Joinville, nesta quarta (15) e quinta-feira (16). Cerca de 200 alunos participam dos quatro espetáculos que marcam 23 anos de arte e educação da única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

 

A Gala de Aniversário faz um passeio por coreografias clássicas e contemporâneas dos mais aclamados balés. Alunos e Bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil interpretam trechos de “Raymonda”; “Don Quixote” e “Cinderella”. As danças da corte do século XIX, como a Polonaise, serão interpretadas pelos pequenos aprendizes da instituição.

 

O programa se estende até as danças brasileiras com muitas cores e gingado, finalizando com o contemporâneo “Parada Obrigatória”, do coreógrafo e ex-aluno Lucas Axel, um balé que trata sobre uma questão ainda recorrente em nossas vidas, a pandemia. Por meio da dança, remete as consequências e medos pós um caos universal.

 

Para dar ainda mais emoção a essa data, os calouros serão apresentados ao público. Um batismo de palco, para iniciar a jornada de estudos e formação na Escola Bolshoi. Além disso, os colaboradores com 10, 15 e 20 anos de casa serão homenageados na noite de aniversário, pela dedicação e comprometimento ao crescimento da instituição.

 

Serão quatro espetáculos, sendo um deles para uma plateia especial, crianças da rede pública de ensino, às 15h do dia 15 de março. Os demais são abertos ao público em geral e tem duração de uma hora. No dia 15 acontece às 20h e no dia 16 possuí duas apresentações, às 19h e 21h. Os ingressos já estão esgotados.

 

Formação de Plateia

 

No dia 15 de março, às 15h, no Teatro Juarez Machado, a escola realiza a Formação de Plateia. Uma contrapartida social, que traz crianças da rede pública de ensino e pessoas com deficiência para prestigiar o espetáculo. Um momento único onde plateia e artistas se unem em prol da solidariedade, inclusão, arte e cultura. Esse evento é gratuito e com reservas antecipadas via produção da Escola Bolshoi.

 

Bolshoi Brasil

 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está há 23 anos disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. Com a missão de formar artistas e cidadãos, a Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo.

 

A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

 

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Britânia, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Expresso São Miguel, Nidec, Texpa, Unicred, União Química, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

 

Serviço:

 

Gala de Aniversário Bolshoi Brasil
O espetáculo é indicado para todos os públicos.
15 de março, às 20h | 16 de março, às 19h e 21h
Duração: 1h
Local: Teatro Juarez Machado
Ingressos: Esgotados.

 

Formação de Plateia

 

15 de março, às 15h
Ingressos: Esgotados.

 

Fonte: SCC10
Justen Celulares