Rui Car
08/04/2024 10h52

Fóssil inédito de 540 milhões de anos é encontrado no Brasil

Descoberta levanta a possibilidade de presença de petróleo na região em que foi achada

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Matheus Denezine

Foto: Divulgação / Matheus Denezine

Delta Ativa

Há duas semanas, um fóssil de 540 milhões de anos foi encontrado em Minas Gerais e descrito pela primeira vez pelos pesquisadores brasileiros. Trata-se de uma cianobactéria, de apenas 10 micrômetros (ou 10 milionésimos de metro), batizada de Ghoshia januarensis. A espécie ganhou esse nome por ter sido achada no município de Januária (MG). As informações são do O Globo.

 

Em artigo publicado na revista de Cambridge, no dia 18 de março, os pesquisadores Matheus Denezine, Dermeval Aparecido do Carmo, Shuhai Xiao, Qing Tang, Vladmir Sergeev , Alysson Fernandes Mazonie e Carolina Zabini descreveram sete espécies, incluindo o fóssil em questão.

 

O geólogo Matheus Denezine, pesquisador colaborador da Universidade de Brasília (UnB) e primeiro autor do artigo acredita que a descoberta deste fóssil coloca o Brasil dentro do cenário de estudos sobre a evolução da vida.

 

Essa espécie foi descrita pela primeira vez no mundo, era uma cianobactéria que existia aqui há mais de 540 milhões de anos, no período Pré-Cambriano, antes de dinossauros ou animais com esqueleto existirem […] descobrir mais uma cianobactéria mostra que realmente existiam fósseis mais antigos. Ajuda a reforçar a teoria de Darwin“, diz o pesquisador.

 

Denezine reforça que descobertas como essas validam a teoria de Darwim, de que a vida na Terra é muito mais antiga do que sugeria a literatura cientifica. Além disso, a descoberta levanta a possibilidade de presença de petróleo na região em que foi achada, a bacia sedimentar do São Francisco.

 

Fonte: Maria Magnabosco / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares