Rui Car
20/03/2023 09h11 - Atualizado em 20/03/2023 09h12

Avaí e Criciúma fazem jogo fraco e só empatam em Florianópolis

Tigre decide a vaga em casa devido a melhor campanha

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Fabiano Retke / Avaí

Foto: Fabiano Retke / Avaí

Delta Ativa

Avaí e Criciúma fizeram um jogo morno na tarde deste sábado (18), duelo válido pela primeira partida das quartas de final do Catarinense, em Florianópolis.

 

Apesar do forte calor que assolou o Sul da Ilha – e todo o restante do Estado – o jogo, dentro de campo, acabou ficando em um insistente 0 a 0.

 

O Criciúma, que tem o direito de decidir a vaga em casa devido a melhor campanha, aposta na força do Heriberto Hülse para superar o Avaí e avançar às semifinais.

 

Outro ponto que chamou a atenção da partida, negativamente, foi o público. Cerca de 7 mil pessoas foram ao Sul da Ilha para o jogo que, apesar do caráter decisivo, não “comoveu” os torcedores.

 

História da partida

 

Avaí e Criciúma chegaram donos do maior confronto de quartas de final do Campeonato Catarinense. São 28 estaduais envolvidos no duelo que contabiliza 175 jogos.

 

Um debate sobre ingressos onde até o Procon foi envolvido aqueceu o jogo que colocou o Leão da Ilha (5º colocado na 1ª fase) frente ao Tigre, 4º colocado.

 

Apesar de certa tensão o público compareceu em bom número nas dependências da Ressacada. Ônibus com torcedores do Criciúma chegaram com pequeno atraso no estádio em função de escolta e revista por parte da Polícia Militar de Santa Catarina).

 

Nada que pudesse compromete a presença dos adeptos que lotaram seis ônibus e percorreram os cerca de 200 quilômetros entre Florianópolis e Criciúma.

 

Primeira etapa

 

Apesar da expectativa ao redor do encontro o primeiro tempo foi “amarrado” entre as equipes. O Avaí aplicou um abafa nos primeiros cinco minutos e conseguiu finalizar, com perigo, contra o gol de Gustavo.

 

Com muita posse de bola e pouca efetividade, o Avaí viu o Criciúma contabilizar o melhor momento do primeiro tempo: boa trama pelo lado direito de ataque onde João Pedro conseguiu finalizar, da pequena área, em grande intervenção do goleiro Alexsander.

 

Muito calor

 

Com 30ºC no termômetro e uma sensação muito maior, principalmente, sob o sol, o duelo entre as equipes precisou ser paralisado para a hidratação.

 

Tanto no primeiro tempo, quanto no segundo tempo, o árbitro Ramon Abatti Abel optou pelo período de um minuto de “descanso” para os jogadores.

 

Segunda etapa

 

O segundo tempo virou um jogo completamente diferente. Foram necessários 10 minutos de bola rolando para que o jogo ganhasse em emoção – mais que em todo o primeiro momento do aguardado duelo.

 

Em jogo aberto, Avaí e Criciúma trocaram ataques e mantiveram Alexander e Gustavo como os melhores de suas equipes, respectivamente.

 

O jogo ganhou em emoção já na reta final. Arilson fez falta dura em Waguininho e foi expulso direto pela arbitragem.

 

O Avaí aumentou seu volume de jogo mas não conseguiu converter o controle – e o homem a mais – para vencer e largar com vantagem no confronto diante do Criciúma.

 

O polivalente Marcelo Hermes teve uma oportunidade em cobrança linda de falta, que contou com uma não menos linda defesa do jovem Alexsander.

 

Fim de jogo e vaias no estádio da Ressacada.

 

Partida de volta

 

O duelo de volta entre as equipes acontece na próxima terça-feira (21), em Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, a partir das 21h.

 

FICHA TÉCNICA

 

Avaí: Alexander; Thales, Wellington, Raniele e Thiago Rosa (Natanael); Giva, Fabrício Baiano (Modesto), Eduardo (Jean Cléber) e Robinho (Andrey); Dentinho (Waguininho) e Ricardo Bueno. Técnico: Alex de Souza

 

Criciúma: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Rayan e Hélder; Arilson, Marcelo Hermes, Fellipe Mateus (Léo Costa) e Crystopher (Rômulo); João Carlos (Alexandre Tam) e Éder (Ítalo). Técnico: Cláudio Tencati.

 

Cartões amarelos: Giva, Fabrício Baiano, Eduardo, Waguininho  (AVA); Rodrigo, Alexandre Tam (CRI)

 

Cartão vermelho: Arilson (CRI)

 

Arbitragem: Ramon Abatti Abel apita a partida, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Gizeli Casaril; Rodrigo Dalonso Ferreira estará no VAR

 

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC). Data: 18/03/23

 

Público: 7.284 pessoas presentes para uma renda de R$ 199.968,00

 

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares