Rui Car
20/03/2023 10h19

Figueirense perde para o Hercílio Luz, ouve vaias e se complica no Estadual

Alvinegro viu o time de Tubarão abrir o placar cedo e não teve força para igualar o resultado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: William Lampert / Hercílio Luz FC

Foto: William Lampert / Hercílio Luz FC

Delta Ativa

O Figueirense não foi páreo para o melhor time do Campeonato Catarinense 2023. Em jogo realizado em Florianópolis, neste domingo (19), o time da casa foi superado pelo Hercílio Luz que venceu o jogo por 1 a 0.

 

A partida de volta acontece na próxima quarta-feira e o Furacão terá que se reinventar para superar o adversário em Tubarão, no Sul de Santa Catarina.

 

Pane geral

 

Foram dois erros em menos de três minutos de bola rolando: o suficiente para o Hercílio Luz, em comportamento padrão, abrir o placar no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

 

Primeiro, com um minuto, roubada de bola onde o centroavante André recebeu e finalizou fraco. Pouco tempo depois o mesmo André recebeu após uma bola roubada no campo de ataque, avançou e chutou cruzado: a bola bateu no braço esquerdo de Gabriel Gasparotto e morreu no fundo da rede.

 

Demora para entrar no jogo

 

O gol, apesar de mostrar uma prática comum do time que terminou na liderança do Campeonato Catarinense, escancarou um Figueirense sonolento, sobretudo, no primeiro momento da partida.

 

O Furacão do Estreito ainda demorou a realmente entrar no jogo. O Hercílio Luz, mesmo com a vantagem no placar, passou a apostar nos contra-ataques e ainda levou perigo à meta alvinegra.

 

Passada a primeira meia-hora e a pausa para hidratação em tarde ensolarada, em Florianópolis, o time da casa passou a realmente jogar diante do seu torcedor.

 

No embalo de Gustavo França e Andrew, o time de Cristóvão Borges passou a martelar o Hercílio Luz. Parou no erro da finalização de Bruno Paraíba, que girou no meio de dois marcadores e mandou para fora; e ainda na trave, após chute quente de França, da entrada da área.

 

O time ainda manteve a postura nas bolas paradas, mais uma vez, nos pés de Gustavo França, o melhor do time.

 

Apesar da pressão e até de um merecimento no placar, o intervalo chegou e o resultado não mudou: 1 a 0 para o time hercilista.

 

Segunda etapa

 

O começo da segunda etapa animou o torcedor alvinegro. Com um ímpeto semelhante ao da reta final do primeiro tempo, o Figueirense manteve sua postura incisiva ao redor da meta do Hercílio Luz.

 

Aos poucos, no entanto, o time foi perdendo fôlego. Raul Cabral, de olho na circunstância, reforçou sua marcação e conseguiu estancar seus setores que ainda vazavam perante o ataque do Furacão.

 

O jogo, como não poderia ser diferente, perdeu em intensidade e emoção. Sem fôlego, o Figueirense passou a tentar a bola alçada na área.

 

Na base do “abafa” o time da casa se manteve rondando o campo de ataque. Nada que alterasse o placar. Derrota e mutas vaias no estádio Orlando Scarpelli.

 

Jogo de volta

 

Os times se reencontram na próxima quarta-feira (22), em Tubarão, para o jogo de volta. O estádio Aníbal Costa, no Sul, recebe o jogo às 20h.

 

FICHA TÉCNICA

 

Figueirense: Gabriel; Elias, Otávio Gut, Maurício e Raphinha (Vinicius Nucci); Róbson Alemão, Matheus Claudino (Uesley Gaúcho) e Gustavo França; Andrew (Lucas Campos), Bruno Paraíba (Léo Artur) e Nicolas (Renan Bernabé). Técnico: Cristóvão Borges.

 

Hercílio Luz: Fernando Castro; Cleiton, Wallace, Rafael Lima e Kaike; Igor Silva, Raynan, Jonathan Cabeça (Lucas Vital) e Renan Bressan (Davi Lopes); André (Giovani) e Anderson Ligeiro (De Paula). Técnico: Raul Cabral.

 

Gol: André (3/1t)

 

Cartões amarelos: Andrew, Nicolas, Lucas Campos (FIG); Fernando Castro, Igor Silva, Jonathan Cabeça, De Paula (HER)

 

Arbitragem: Heber Roberto Lopes auxiliado por Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro

 

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). Data: 19/03/23

 

Público e renda: 8.331 presentes para uma renda de R$ 173.696,00

 

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares