Rui Car
13/05/2023 10h02

Goleiro Gustavo brilha e Criciúma arranca empate com dois jogadores a menos

Tigre sofreu com um bombardeio do Vila Nova que teve vantagem numérica por quase uma hora

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma foi valente e, na base de marra, arrancou um empate sem gols com o Vila Nova, em Goiânia (GO), na noite desta sexta-feira (12), abertura da 6ª rodada da Série B.

 

O Tigre jogou com dois jogadores a menos em um jogo marcado por um misto de valentia e descontrole emocional. O fato é que, diante de um adversário direto, o time de Claudio Tencati somou um ponto valioso.

 

O jogo

 

O Criciúma chegou em Goiânia com a credibilidade de um invicto e vice-líder. Do outro lado, no entanto, um adversário igualmente do topo da tabela.

 

O time de Claudinei Oliveira, com um tridente de ataque forte – Guilherme Parede, Caio Dantas e Fernando Neto – deu um calor incrível no time de Santa Catarina.

 

Do outro lado o time especulava o contra-ataque com Felipe Vizeu e Éder. Mas sem levar muito perigo a meta adversária. O primeiro tempo o goleiro Gustavo acabou sendo o melhor em campo, com, pelo menos, duas grandes defesas.

 

Descontrole

 

Um lance nos acréscimos da primeira etapa, no entanto, mudou todo o panorama da partida.

 

Começou com um lance onde o lateral Cristovam cometeu uma falta, reclamou com a arbitragem e acabou amarelado. Rômulo, ao fazer coro com o companheiro de equipe, também foi amarelado.

 

Por último e por um prejuízo ainda maior, Éder reclamou e foi amarelado. O atacante ítalo-brasileiro seguiu a resenha com o árbitro e falou alguma coisa que rendeu ao atleta o cartão vermelho.

 

Segundo “Gustavo” tempo

 

A verdade é que o técnico Claudio Tencati voltou para o segundo tempo já disposto a empatar. Com o ingresso de um zagueiro e um lateral, a mensagem era de que a ideia era dar um jeito de segurar o adversário.

 

O mais curioso é que, mesmo com uma postura retraída, o time sofreu um contra-ataque mortal após bate-rebate no campo de ataque. A bola chegou em Guilherme Parede que avançou, driblou Rodrigo e quando passava pelo goleiro Gustavo, foi derrubado.

 

O árbitro marcou falta do zagueiro e expulsou o atleta, ao considerar uma jogada “normal” da partida.

 

Só bola para longe

 

Com dois jogadores a menos na partida, restou, mais uma vez se defender. Além de todo sistema da equipe, destaque para o goleiro Gustavo que salvou mais uma bola, e a ainda viu outra explodir na trave em jornada mágica (até ali).

 

O Vila Nova ainda acertou a bola na trave mais uma vez, em lance inacreditável. O placar, no entanto, não foi alterado. Empate com gosto de vitória em Goiânia.

 

Próxima parada

 

O Criciúma volta a entrar em campo em nove dias. O Tigre vai receber o Ceará, no outro domingo (21), a partir das 15h30. Já o Vila Nova joga no mesmo dia, mas um pouco mais tarde, às 18h30, diante do CRB, em Alagoas.

 

FICHA TÉCNICA

 

Vila Nova: Dênis Júnior; Léo Duarte (Riam), Rafael Donato, Eduardo Domas e Rodrigo Gelado; Ralf (Sousa), Éverton Brito (Luciano Naninho) e Lourenço (João Celeri); Guilherme Parede, Caio Dantas e Neto Pessoa (Victor Andrade). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Wallison Maia, Rodrigo e Hermes; Arílson, Rômulo (Miquéias), Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel (Hélder); Éder e Felipe Vizeu (Fabinho). Técnico: Claudio Tencati.

 

Gols: – 

 

Cartões amarelos: Neto Pessoa (VIL); Gustavo, Cristovam, Rômulo, Éder (CRI)

 

Cartão vermelho: Rodrigo, Éder (CRI)

 

Arbitragem: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG) apita a partida, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Lehi Sousa Silva (DF); Vinicius Furlan (SP) estará no VAR.

 

Local: estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO). Data: 12/05/23.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares