Rui Car
27/06/2022 16h22

Trigo lidera alta de preços da produção de grãos em SC

Alta do preço do trigo se manteve na primeira quinzena de junho

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Aires Mariga / Arquivo / Epagri

Foto: Aires Mariga / Arquivo / Epagri

Delta Ativa

produção de trigo em Santa Catarina foi a única a registrar alta nos preços no mês de maio deste ano. Os demais grãos produzidos no Estado registraram queda. O mês fechou com a saca de 60kg cotada a R$ 98,82,  uma elevação de 4,48%.

 

A alta do preço do trigo se manteve na primeira quinzena de junho, com a cotação no mercado catarinense da saca chegando a R$ 114,44. A alta dos preços do produto supera 15% na comparação com maio de 2021.

 

O aumento dos preços é justificado, entre outras coisas, pelos problemas no abastecimento de fertilizantes. A perspectiva para a comercialização da nova safra de trigo é satisfatória, considerando as restrições de exportações impostas por alguns países devido ao conflito na Ucrânia.

 

Segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, na safra 2021/22, o volume previsto na produção do trigo catarinense é de 353,4 toneladas, representando um recorde. A área cultivada foi de 101,4 hectares, representando 66% a mais que na safra passada.

 

A produtividade chegou a 3.485kg por hectare, alcançando o segundo melhor resultado da série histórica de avaliação que começou em 1977.

 

Fonte: Edy Serpa / ND+
Justen Celulares