Rui Car
17/08/2022 14h15 - Atualizado em 18/08/2022 08h47

Homem cai em fenda de oito metros de profundidade em Vitor Meireles

Resgate teve 4h30 de duração e contou com ajuda de bombeiros, SAMU e populares

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: BVVM / Divulgação

Fotos: BVVM / Divulgação

Delta Ativa

Por volta das 13h45 desta quarta-feira (17), os Bombeiros Voluntários foram acionados para atendimento a um homem que caiu em um buraco de aproximadamente 08 metros de profundidade, em um local de extrema dificuldade, na localidade de Serrinha, interior do município de Vitor Meireles. Segundo informações, ele realizava a limpeza da rede elétrica e acabu caindo.

 

Pode ser uma imagem de natureza

 

Chegando no local, ocomandante da operação, Cleber Reili Masote, fez a avaliação do local, como também montou a estratégia de retirada, analisando o grau de dificuldade onde se encontrava a vítima, sendo já amparada por um dos amigos que desceu através de uma corda.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

De imediato as equipes de resgate dos Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles montaram sistemas de rapel para descida do Bombeiro Operacional Jeferson, até a vítima fazendo assim os primeiros atendimentos, e passando o real estado da vítima que, segundo relato, estava com fratura exposta dem uma perna, suspeita de fratura no calcanhar e fortes dores na região lombar.

 

Neste meio tempo Ce Orival de Almeida, e um popular chamado pelo apelido como “Moa”, que conhecia melhor o local, foram buscar outros meios de retirada. Foi então onde foi encontrada uma fenda que levava até a vítima, por caminhos estreitos, e duas elevações uma de 2,5 metros e outra de 3,5 metros.

 

Pode ser uma imagem de ao ar livre

 

Sendo assim Cmt Cleber, foi até o local averiguar se havia possibilidade de retirada por este local desbravado pelos dois mencionado anteriormente, em análise Comandante Cleber, decidiu por retirar pela fenda, minimizando os riscos a vítima.

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

 

Neste momento, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, como também ao SAMU, foram acionados para auxílio, devido à complexidade da ocorrência e dificuldade de retirada.

 

Pode ser uma imagem de natureza e árvore

 

Após 4h30 de trabalho duro com as equipes de Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles, populares, Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio e SAMU obtiveram sucesso com a decisão tomada pelas equipe e comando, sendo assim trazendo a vítima até estrada que ficava a uns 30 metros do local, com inclinação cerca 40%, sendo após medica pelo SAMU, e conduzida para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama.

 

 

 

Para retirada da vítima até local seguro, foram utilizados todos os meios e técnicas de resgate devido à complexidade e local de difícil acesso. 

 

O treinamento incessante das equipes de Bombeiros, foi fundamental para o sucesso desta ocorrência.

 

Pode ser uma imagem de estrada

 

Fonte: Corpo de Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares