Rui Car
17/08/2022 14h36

Começa curso gratuito de cuidador de idosos em Rio do Sul

Capacitação oferecida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Senac ainda pode receber novas inscrições

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

A Prefeitura de Rio do Sul, em parceria com o Senac, deve concluir em até três meses, o primeiro curso de cuidador de idoso do município. A iniciativa teve início na segunda-feira (15) à noite na unidade de ensino, reunindo 35 alunos inscritos, que irão passar por capacitação, desenvolvendo conceitos da profissão para atuação no mercado de trabalho. 

 

Ainda há algumas vagas para interessados em participar das atividades, todas gratuitas. As inscrições devem ser feitas no Senac, pelo telefone (47) 3521-2266. Para se inscrever é preciso ser morador de Rio do Sul e ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. 

 

A ação é organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Conselho do Idoso, com objetivo de capacitar pessoas para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, instituições de longa permanência, hospitais, centros de referências, além de outras modalidades de atenção ao idoso. 

 

As aulas acontecem três vezes por semana, totalizando 150 horas de curso. A primeira turma deve ser formada em novembro, recebendo certificado para atuação na área. No curso, além de cuidados com a saúde corporal do idoso, como higiene, alimentação e medicação, o cuidador deve oferecer suporte e atenção à saúde mental do idoso para garantir o bem-estar social e a qualidade de vida, através da escuta, da conversa e da companhia. 

 

Além da criação do Centro Dia do Idoso, o fortalecimento do Conselho Municipal do Idoso e a expansão das atividades físicas para a terceira idade nos bairros, o prefeito José Thomé destacou os diversos projetos realizados no município, explicando que cada vez mais os idosos necessitam de atenção especial.

 

Esta é mais uma iniciativa pioneira que estamos realizando para valorizar a terceira idade e nada melhor que um curso que visa uma atenção especial, uma mão amiga e companheira, um suporte que ajude o idoso a realizar suas tarefas na busca da autonomia”, comentou.

 

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares