Rui Car
06/12/2022 08h36 - Atualizado em 06/12/2022 08h37

Previsão do Tempo para esta terça-feira (06) em SC

Calor e umidade deixam estado em alerta para novos temporais

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O calor e a umidade devem influenciar diretamente na formação de chuva nos próximos dias em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, há risco de novos temporais, com chances de fortes rajadas de vento, raios e granizo.

 

Conforme a Defesa Civil, o calor, a umidade e a formação de cavados em médios níveis da atmosfera têm favorecido para formação de chuva em Santa Catarina. Nesta segunda, a precipitação deve persistir em todo o Estado, principalmente na Grande Florianópolis.

 

A previsão é de pancadas acompanhadas por temporais, com rajadas fortes de vento, raios e granizo. Há risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio e Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte, e em partes do Meio-Oeste, Serra e Grande Florianópolis.

 

 

Veja dicas da Defesa Civil:

 

Tempestades com ventos fortes e raios

 

 – Busque um local abrigado, longe de árvores, placa, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;

 – Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro de alvenaria é um local muito seguro;

 – Na praia, jamais fique na água.

Alagamentos e inundações

 

 – Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados;

 – Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

 – Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

 

Deslizamentos de terra

 

 – Inclinação de postes e árvores;

 – Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência;

 – Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

 

Calor e chuva continuam

 

A chuva, inclusive, não deve dar trégua nos próximos dias, ao menos até a próxima sexta-feira (9). Conforme a Epagri/Ciram, nesta terça-feira (6), o tempo segue nublado com pancadas de chuva ocasionais, principalmente a tarde e a noite.

 

Já entre quarta e sexta-feira, a previsão é de sol com algumas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina, com possibilidade de chuva. Além disso, os termômetros devem ultrapassar os 30°C na maioria das cidades.

 

— Quarta, quinta e sexta são dias mais ensolarados e muito quentes, com quase 40°C. No sábado e domingo volta a chover, mas aquela chuva de verão que vem a tarde e a noite — explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

 

Fonte: Luana Amorim / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares