Rui Car
26/01/2023 10h04

Administração de Ituporanga reforça a importância da separação do lixo reciclável

Atualmente 18 catadores trabalham na cooperativa que é responsável pela triagem do material reciclado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

A Prefeitura de Ituporanga, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, relembra à população a importância da separação do lixo no município já que atualmente a quantidade de reciclado misturada ao lixo orgânico ainda é expressiva.

 

Atualmente 18 catadores trabalham na cooperativa que é responsável pela triagem do material reciclado. Muitas das sacolas que vão para o Centro de Triagem contém resíduos orgânicos, o que torna o trabalho mais difícil e menos rentável para os sócios. A cada semana são recolhidas 20 toneladas de lixo reciclado em Ituporanga, mas apenas 45% desse total pode ser aproveitado, porque a separação não é feita corretamente. O mesmo acontece com a coleta convencional.

 

O prefeito, Gervásio Maciel, destaca que é fundamental a colaboração da população de Ituporanga na separação correta do lixo. Com o processo de separação os materiais são reaproveitados, o que facilita o trabalho dos recicladores. “Sempre procuro acompanhar o processo e soube que nesta semana junto com o lixo orgânico haviam mais de 50 sacos de lixo reciclável, uma realidade que precisa mudar e é responsabilidade de todos”, disse ele.

 

Materiais que não são recolhidos: Alguns materiais não são recolhidos na coleta de lixo do município. É o caso de móveis, pneus, resíduos que sobraram de obras e vegetação. Já o lixo eletrônico também deve ser encaminhado pelo morador para o descarte correto, na Secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Ituporanga.

Fonte: Helena Marquardt / Prefeitura de Ituporanga
Justen Celulares