Rui Car
20/03/2023 09h39 - Atualizado em 21/03/2023 09h01

44% dos brasileiros veem ameaça comunista com Lula, diz Ipec

2.000 pessoas foram entrevistadas em 128 cidades brasileiras

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Miguel Schincariol / AFP

Foto: Miguel Schincariol / AFP

Delta Ativa

Pesquisa Ipec realizada de 2 a 6 de março e divulgada neste domingo (19) indica que 44% dos brasileiros acham que o Brasil “corre o risco de virar um país comunista” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desses, 31% dizem acreditar “totalmente” nessa possibilidade. 

 

O número é um indicativo de uma polarização ideológica persistente no país mesmo depois do fim das eleições presidenciais. São 36% os que “discordam totalmente” desse risco, e 11% os que discordam parcialmente. Outros 2% “não discordam, nem concordam”, e 6% não souberam responder. Eis a íntegra do levantamento (454 KB).

 

O Ipec entrevistou, de forma presencial, 2.000 pessoas acima de 16 anos em 128 cidades brasileiras de 2 a 6 de março de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos para um nível de confiança de 95%. Eis a íntegra do levantamento (454 KB).

 

O Ipec (Inteligência, Pesquisa e Consultoria) é uma empresa de pesquisas comandada por integrantes da direção do antigo Ibope, empresa do mesmo ramo que realizava levantamentos de opinião, política e mercado e encerrou suas atividades em 2021, depois de 79 anos de história.

 

Leia os destaques da estratificação por idade, escolaridade e região: 

 

 – pessoas acima de 60 anos são mais descrentes na possibilidade de que o Brasil vire um país comunista: 53% discordam total ou parcialmente da afirmação;

 

 – aqueles que têm diploma de ensino superior também são mais céticos (52%) com a possibilidade; e

 

 – o Sudeste é a região que mais concorda com a ameaça (48%) e o Nordeste, a que menos (35%).

 

Avaliação de governo

 

O levantamento também mostrou que Lula iniciou seu mandato com índice de aprovação melhor do que seu antecessorJair Bolsonaro (PL). Entretanto, o chefe do Executivo tem avaliação pior do que a registrada nos primeiros meses das suas duas gestões anteriores.

 

Conforme a pesquisa, 41% dos entrevistados disseram considerar o governo Lula como bom ou ótimo. Já 24% falaram que a gestão do petista é “ruim” ou “péssima”. Outros 30% classificaram o governo como “regular”.

 

8 de janeiro

 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre o envolvimento de Bolsonaro nos atos do 8 de Janeiro, quando extremistas de direita invadiram e depredaram prédios públicos da Praça dos Três Poderes.

 

Para 51% da população brasileira, o ex-presidente não teve culpa pelo episódio, enquanto 19% avaliam que ele deve ser julgado e preso pelo o que ocorreu em Brasília.

 

Segundo a pesquisa, 22% avaliam que ele deve se tornar inelegível e perder o direito de se candidatar a um cargo público no futuro. Os que não sabem ou não responderam são 8%.

 

Fonte: Poder360
Justen Celulares