Rui Car
15/04/2024 08h18

Chuva forte e risco de alagamentos devem continuar em SC nesta segunda

Chuva continuará ocorrendo de forma persistente e com forte intensidade, principalmente entre o Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Santa Catarina deve continuar enfrentando fortes chuvas nesta segunda-feira (15), a exemplo do que aconteceu no fim de semana. É o que aponta a previsão meteorológica da Defesa Civil do Estado, que indica que ao longo da manhã e tarde, a chuva continuará ocorrendo de forma persistente e, por vezes, com forte intensidade, principalmente entre o Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí.

 

Já nas regiões da Grande Florianópolis e em parte do Litoral Sul, a chuva também continua, mas intercalada com alguns períodos de melhoria.

 

Previsão do tempo para segunda-feira

 

Nesta segunda-feira (15) o tempo continua encoberto e com chuva ao longo do dia no litoral. Entre a tarde e à noite, a instabilidade ganha reforço e, novamente, a chuva volta a com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí.

 

Em Taió, as temperaturas serão amenas, ficando entre 19ºC e 20ºC. Chances de pancadas de chuva permanecem.

 

Nas áreas em laranja do mapa, onde o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, os acumulados variam entre 60 milímetros e 80 milímetros, com pontuais acima. Na área em amarelo do mapa os volumes de chuva variam entre 30 e 50 milímetros ao longo do dia. Veja abaixo:

 

 

Risco de alagamentos

 

Com o grande volume de chuva nesta segunda-feira (15), existe um alto risco de ocorrências como alagamentos e enxurradas em áreas que da Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e do Litoral Sul. Além disso, o risco é considerado alto a muito alto para deslizamentos.

 

 

O tempo deve continuar encoberto e com chuva ao longo do dia no litoral. Entre a tarde e à noite, a instabilidade ganha reforço e, novamente, a chuva volta a ocorrer com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí.

 

Nas áreas em laranja do mapa, onde o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, os acumulados que variam entre 60 e 80 milímetros, com pontuais acima. Na área em amarelo do mapa os volumes de chuva variam entre 30 e 50 milímetros ao longo do dia.

 

A circulação marítima só perde força na terça-feira (16) quando uma frente fria avança pelo estado, provocando temporais isolados em todas as regiões. O sol volta a aparecer em toda Santa Catarina na quarta-feira (17) quando uma massa de ar mais seco predomina, deixando as temperaturas baixas no amanhecer.

 

Maiores volumes de água em SC nos dias 13 e 14

 

Com as fortes chuvas no fim de semana, as seguintes cidades foram as que registraram maior índice de acumulado máximo de precipitação em 24 horas, contando o sábado (13) e domingo (14), de acordo com dados da Defesa Civil. Confira:

 

Garopaba: 222.8 milímetros;

Águas Mornas: 175.4 milímetros;

Santo Amaro da Imperatriz: 173.4 milímetros;

Antônio Carlos: 160.6 milímetros;

Canelinha: 157.8 milímetros;

São José: 150.3 milímetros;

São João Batista: 149.4 milímetros;

Biguaçu: 144.8 milímetros;

Florianópolis: 133.8 milímetros;

Imbituba: 122.8 milímetros;

Praia Grande: 118.4 milímetros;

Palhoça: 106.6 milímetros;

Angelina: 100.6 milímetros;

Nova Trento: 97.6 milímetros;

Governador Celso Ramos: 92.2 milímetros;

Guabiruba: 88.6 milímetros;

Gaspar: 74.4 milímetros;

São Francisco do Sul: 73.0 milímetros;

Joinville: 71.4 milímetros;

Campo Alegre: 67.0 milímetros;

 

Veja como se proteger:

 

 – Busque um local abrigado, longe das árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;

 

 – Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;

 

 – Na praia, jamais fique na água;

 

 – Em caso de alagamentos, evite o contato com as águas, não dirija em locais e evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

 

 – Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

 
Fonte: Fernando Carneiro / Diário Catarinense / NSC Total / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares