Rui Car
15/04/2024 08h30

Cidades mais afetadas pela chuva em SC contabilizam estragos e desalojados

Municípios enfrentam inundações, deslizamentos e comprometimento do abastecimento de água

Assistência Familiar Alto Vale
Paulo Lopes estuda emitir decreto de situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil (Foto: Prefeitura de Paulo Lopes / Divulgação)

Paulo Lopes estuda emitir decreto de situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil (Foto: Prefeitura de Paulo Lopes / Divulgação)

Delta Ativa

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina já causaram alagamentos, inundações e deslizamentos em vários municípios, de acordo com a última atualização da Defesa Civil, às 18h deste domingo (14). Cerca de 50 pessoas estão desalojadas na Grande Florianópolis.

 

Em Biguaçu, 40 pessoas estão desalojadas em decorrência de alagamentos na localidade de Vendaval. Oito pessoas tiveram que deixar suas casas em São José e duas em Imbituba.

 

Garopaba foi a cidade onde mais choveu: foram registrados 213 milímetros nas últimas 24 horas. A cidade estuda emitir um decreto de situação de emergência, assim como São José e Paulo Lopes, que também foram fortemente atingidas.

 

Maiores volumes de chuva nas últimas 24h, segundo a Defesa Civil:

 

 1) Garopaba: 213,1 milímetros

 2) Canelinha: 154,6 milímetros

 3) Antônio Carlos: 154,2 milímetros

 4) Santo Amaro da Imperatriz: 149,2 milímetros

 5) São José – 146,8 milímetros

 6) Biguaçu – 145,0 milímetros

 7) Águas Mornas – 145 milímetros

 8) São João Batista – 143,1 milímetros

 9) Florianópolis – 124 milímetros

 10) Praia Grande – 110,6 milímetros

 

Veja a situação das chuvas nas cidades mais afetadas:

 

São João Batista

 

O município na Grande Florianópolis é o que mais registrou danos até o momento. Pontes provisórias nas localidades de Colônia e Fernandes ficaram submersas por alagamentos. Moradores da região e dos bairros Cardoso, Carmelo Dentro, Tijipio e Tajuba foram remanejados para Nova Esperança. Equipes de resgate e Defesa Civil permanecem em alerta, especialmente em áreas propensas a deslizamentos e alagamentos.

 

 

São José

 

Em São José, vários pontos de alagamento são relatados, principalmente em Forquilhas, onde o rio transbordou, invadindo a pista. Oito famílias ficaram desalojadas e mais residentes se recusaram a deixar suas casas.

 

Palhoça

 

Palhoça segue com a interdição da BR-101, no Morro dos Cavalos, após um deslizamento no sábado (13). Por volta das 18h, o congestionamento era de 11 quilômetros, no sentido Sul, e de 7 quilômetros; no sentido Norte.

 

Florianópolis

 

A Capital registrou seis deslizamentos em encostas de morros, além de alagamentos em vias no Centro. Um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Moradores irão se deslocar para casa de familiares.

 

Biguaçu

 

Em Biguaçu, vários pontos de alagamento foram registrado. Houve uma queda de muro que atingiu quatro residências. A Defesa Civil Municipal está articulando a abertura de abrigo para aproximadamente 40 pessoas na localidade de Vendaval, sede do sindicato rural do município.

 

Garopaba

 

Garopaba enfrenta bloqueios em ruas principais devido a alagamentos, com o Corpo de Bombeiros auxiliando na remoção das comunidades afetadas. Embora um ginásio municipal tenha sido disponibilizado para acolhimento, até o momento não houve interessados.

 

Paulo Lopes

 

O Centro de Paulo Lopes foi a região mais atingida por alagamentos. Quatro pontes ficaram submersas na área urbana e houve três quedas de barreira em vias públicas. Todos os acessos já foram desbloqueados.

 

Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz

 

A produção das estações de tratamento de água em Caldas de Imperatriz e Águas Mornas está comprometida em decorrência das chuvas. A companhia recomenda aos moradores uso racional de água.

 

Imbituba

 

Equipes municipais estão em atendimento às solicitações relacionadas aos alagamentos. Ainda esta tarde, se reunirão para discutir se haverá decreto de dituação de emergência.

 

Praia Grande

 

A Estrada Geral Costão Novo está interditada por deslizamento de terra. Devido às rotas alternativas, não há comunidades isoladas. Município atuando no restabelecimento do local.

 
Fonte: Mariana Barcellos / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares