Rui Car
15/04/2024 09h19

Quais cidades do Alto Vale vão receber casas para moradores afetados por enchentes

Com o anúncio, as prefeituras correram agora para entregar os documentos necessários e poder contratar a construção dos imóveis

Assistência Familiar Alto Vale
Enchente em Taió em outubro do ano passado (Foto: Juan Todescatt / NSC TV)

Enchente em Taió em outubro do ano passado (Foto: Juan Todescatt / NSC TV)

Delta Ativa

Sete cidades de Santa Catarina vão receber 277 unidades habitacionais para famílias atingidas pelas enchentes em outubro e novembro do ano passado. A maioria dos municípios beneficiados pelo governo federal — seis no total — fica no Vale do Itajaí. Com o anúncio, as prefeituras correm agora para entregar os documentos necessários e poder contratar a construção dos imóveis.

 

Conforme adiantou a jornalista Dagmara Spautz, as residências integram o FAR Calamidade, um tipo específico de financiamento habitacional do programa Minha Casa Minha Vida voltado a famílias que vivem em áreas de risco. O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que articulou a liberação das moradias, disse que se trata da primeira leva às cidades atingidas pelas cheias. 

 

Taió

 

Após enfrentar a pior enchente da história da cidade, Taió vai receber 50 casas. A prefeitura informou que o Condomínio Residencial Vale do Sol será no bairro Universitário. A seleção das famílias contempladas ainda não começou, mas serão priorizadas aquelas em situação de risco devido às enchentes de 2023. Dados divulgados na época apontaram que 34% das edificações foram atingidas pelas água.

 

Centro de Taió no anoitecer de 8 de outubro (Foto: Divulgação)

 

Trombudo Central

 

A prefeitura pediu 100 casas ao governo federal e até o momento teve liberação de 50. As unidades serão construídas em um terreno comprado pelo município no fim do ano passado. O projeto de infraestrutura está sendo executado e prevê pavimentação, terraplanagem, rede de água, drenagem pluvial e distribuição elétrica. A assistência social vai chamar as famílias que já estão credenciadas.

 

Ao menos 40 casas foram condenadas pela Defesa Civil e as famílias não puderam mais retornar. Além disso, cerca de 90% dos imóveis em Trombudo Central tiveram algum prejuízo.

 

Trombudo Central foi uma das cidades mais atingidas (Foto: Divulgação)

 

Braço do Trombudo

 

A cidade enfrentou em novembro do ano passado a pior enchente da história. A prefeitura recorreu ao governo federal e conseguiu 48 unidades habitacionais. O município ainda não definiu se serão casas ou apartamentos. Também não bateu o martelo sobre o endereço das residências. A cidade tem cerca de 3,7 mil habitantes e, de acordo com a Defesa Civil, ao menos 130 famílias tiveram os imóveis atingidos pela água.

 

A única régua de medição do nível do rio, que marcava até 4,1 metros, foi ultrapassada e a prefeitura estima que chegou a 4,5 metros.

 

Braço do Trombudo (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

 

 

Limpeza em Lontras após a enchente (Foto: Prefeitura de Lontras / Divulgação)

 

Rio do Sul

 

O governo federal liberou a construção de 40 moradias para Rio do Sul, uma das cidades mais castigadas do Alto Vale do Itajaí com a série de enchentes do ano passado. De acordo com a prefeitura, serão selecionadas famílias que moram em imóveis em cotas mais baixas de inundação, mas este processo de chamamento ainda não está concluído. O endereço para as construções ainda não está definido. O município espera conseguir pelo menos mais 120 moradias para os moradores.

 

No ano passado, o pico da enchente em Rio do Sul foi de 13,04 metros.

 

Imagem aérea da enchente em Rio do Sul (Foto: PRF / Divulgação)

 

Blumenau

 

Blumenau vai receber 32 unidades habitacionais. Os apartamentos serão construídos em um terreno da prefeitura localizado na Rua Otto Scheidemantel, no bairro Salto Weissbach. O próximo passo é chamar empresas interessadas em fazer a obra. Famílias que foram atingidas pelas enchentes e deslizamentos, que perderam as casa e possuem laudo da Defesa Civil poderão ser habilitadas. A prefeitura informou que o cadastro das famílias só poderá ser iniciado após 50% da obra estar concluída.

 

Só no ano passado, Blumenau enfrentou sete enchentes.

 

São João Batista

 

São João Batista vai receber nove unidades habitacionais. Em novembro do ano passado, o Rio Tijucas atingiu 8,04 metros. Foi a segunda maior registrada na cidade desde 2011, atrás apenas da ocorrida em dezembro de 2022. A prefeitura ainda não definiu o terreno para as casas e nem sobre o chamamento das famílias. Segundo o município, cerca de 350 de residências foram afetadas naquela inundação, sendo a maior parte nos bairros Tajuba I, Tajuba II, Ribanceira do Sul e Centro.

 
Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares