Rui Car
15/04/2024 09h26 - Atualizado em 16/04/2024 08h04

Taió recebeu apresentação da banda de música e evento Quartel Aberto da PMSC

Ação realizada na sexta-feira (12) e sábado (13), contou com oficinas, apresentações e a alegria da banda da PM, O Piano Catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / PMSC

Foto: Divulgação / PMSC

Delta Ativa

Após enfrentar uma das piores enchentes em outubro de 2023, a cidade de Taió foi agraciada com um evento festivo organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para fortalecer o ânimo e a moral da comunidade. Denominado “Quartel Aberto”, a ação realizada na sexta-feira (12) e sábado (13), contou com oficinas, apresentações e a alegria da banda da PM, O Piano Catarinense.

 

Em meio aos momentos de angústia, a PMSC se destacou não apenas pela manutenção da Ordem Pública, mas também por sua atuação humanitária, realizando resgates e fornecendo ajuda essencial aos cidadãos necessitados.

 

Com o objetivo de homenagear os militares e levar alegria para a sociedade, na sexta-feira (12) foram realizadas entregas de elogios aos militares que se destacaram por cada ato de coragem e serviço exemplar durante o exercício de suas funções. Neste dia, a cidade também foi agraciada com a apresentação da Banda de Música da PMSC, o Piano Catarinense, que além de demonstrar um vasto repertório, interagiu com todos os presentes.

 

Foto: Divulgação / PMSC

 

Já no sábado (13), diversas unidades da corporação elaboraram uma série de atividades no pátio do Terminal Rodoviário Júlio Pretti. Uma das atividades em destaque é a atuação do Companhia de Policiamento com Cães (Canil) que se destaca não apenas pela simpatia pelos cães, mas também pelo excepcional desempenho em diversas operações, como policiamento em áreas desportivas e busca de entorpecentes.

 

Os presentes puderam assistir atividades simuladas pelas guarnições com o cão de faro. O K9 Sparta, demonstrou suas habilidades em busca e captura, o qual utiliza a técnica do “mantrailing” para localizar pessoas perdidas ou criminosos em fuga. Além disto, os cães de faro da corporação possuem habilidades em farejar, guardar e proteger.

 

Foto: Divulgação / PMSC

 

O evento ofereceu diversas oficinas e exposições, incluindo a distribuição de cartilhas com temas infantis sobre proteção ambiental, distribuição de mudas nativas, exposição de equipamentos (viatura, embarcação, drone, outros) e exposição oral realizado pela Polícia Militar Ambiental.

 

Já a Polícia Militar Rodoviária, além de divulgar as ações de educação para o trânsito, além de uma atividade lúdica com o Projeto Transitolândia, onde as crianças puderam dirigir quadriciclos (pedal) e carrinho elétrico em uma pista montada, tendo a oportunidade de vivenciar a experiência de serem motoristas e pedestres em um mini trânsito, de maneira segura e controlada, além de interagir com a sinalização e demais entes da via.

 

Foto: Divulgação / PMSC

 

A ação também foi agraciada com a presença do Esquadrão de Polícia Montada da PMSC (Cavalaria). Sendo uma das unidades mais antigas da corporação, os cavalos e os militares realizaram atividades de volteio, demonstrando não apenas suas habilidades e treinamento, mas também a proximidade da Polícia Militar com a comunidade, podendo os presentes montarem e darem uma volta com os animais.

 

Por fim, quem não poderia faltar neste evento para animar a presença da criançada, foi o mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Leão Daren. Com atividades lúdicas e alegria, o programa busca ensinar para as crianças os riscos e consequências que o uso de drogas lícitas e ilícitas trazem para a vida, ajudando a criança a desenvolver sua autoestima e promover a tomada de decisões seguras e saudáveis.

 

Foto: Divulgação / PMSC

 

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, esteve presente e destacou que “essa iniciativa representa o nosso compromisso com o bem-estar da população. Atuamos diariamente na segurança das nossas pessoas e queremos sempre essa integração entre a polícia e comunidade, pois essa proximidade é preponderante para os bons índices que temos alcançado em questão de Ordem Pública, sendo reconhecido como o Estado mais seguro do país”.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

 

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina
Justen Celulares