Rui Car
15/04/2024 14h19

Queijo catarinense fabricado no Vale do Itajaí é eleito o melhor do mundo

Iguaria de SC já havia ganhado o Wolrds Cheese Awards

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

Os amantes de queijo de Santa Catarina podem ficar felizes porque o melhor do mundo é fabricado no estado. O “Morro Azul” é feito em Pomerode e na última sexta-feira (12), a delicia pomerodense venceu o Mundial de Queijo Brasil, que aconteceu em São Paulo.

 

Delicia de Pomerode é eleito o melhor do mundo – Foto: Divulgação Pomerode Alimentos/Reprodução/ND

Foto: Divulgação / Pomerode Alimentos

 

Competindo com queijos do mundo inteiro, o “Morro Azul”, foi o vencedor geral da competição. “Foi muito apertada, porque na primeira rodada ficamos com a mesma pontuação que um queijo suiço. Mas no desempate, nós vencemos”, comenta Juliano Mendes, Sócio do Pomerode Alimentos.

 

Eram mais de 1800 receitas disputando o título e vale lembrar que esse de Pomerode já havia vencido o World Cheese Awards, como melhor queijo da América Latina.

 

Após a conquista, os representantes do Pomerode Alimentos foram ao palácio do poder executivo de São Paulo e foram recebidos pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas.

 

Após conquistar o título, sócio da empresa se encontrou com o governador Tarcísio de Freitas - Divulgação Pomerode Alimentos/Reprodução/ND

Após conquistar o título, sócio da empresa se encontrou com o governador Tarcísio de Freitas (Foto: Divulgação / Pomerode Alimentos)

 

Queijo “Morro Azul”

 

A empresa por trás dessa delícia cremosa é o Pomerode Alimentos, que começou a fabricar os queijos em 2018. Juliano explica que no início, eles apenas faziam receitas já existem no mercado.

 

No começo, a gente fazia queijos de mofo branco e cremosos. Fazíamos receitas que já existiam na Europa e em determinado momento, decidimos criar receitas autoriais, com característica e nome daqui (Pomerode)”, explica Juliano.

 

Ainda conforme o sócio da empresa, o “Morro Azul” é o primeiro autoral fabricado por eles, em 2019. “De lá para cá, ele vem se destacando bastante, ganhamos como melhor queijo da América Latina e esse ano, ganhamos o primeiro lugar no mundial do queijo”, conta.

 

O Morro Azul é único, segundo Juliano, com características próprias, com uma cinta de madeira de carvalho em volta, tem uma massa super cremosa, é salgado e muito suave.

 

Ele é vendido por R$ 30, em média, conforme o sócio. Vale lembrar que a validade do quejo é de 50 dias, mantido em uma temperatura de 0 a 5°C.

 

Fonte: Luciano Cerin / ND+
Justen Celulares