Rui Car
24/04/2024 16h34

Dia Mundial da Meningite: SC registra 12 mortes pela doença em 2024; saiba como prevenir

Ao todo, foram 121 casos em todo o Estado de janeiro a março deste ano

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / NSC Total

Foto: Divulgação / NSC Total

Delta Ativa

Esta quarta-feira (24) é marcada pelo Dia Mundial da Meningite, data criada para destacar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Só nos três primeiros meses de 2024, Santa Catarina já registrou 12 mortes por meningites e 121 casos, de janeiro a março deste ano. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) catarinense.

 

As crianças com menos de cinco anos e idosos acima dos 60 são a população mais suscetível à doença. Segundo a DIVE, a meningite é grave e pode evoluir rápido.

 

O que é meningite

 

A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que cobrem o sistema nervoso central, as meninges. Daí o nome. Esta condição pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e até traumatismos.

 

Entre os casos registrados em 2024 em Santa Catarina, a mais comum foi a meningite viral: foram 50 casos nos três primeiros meses do ano. Veja os dados:

 

Santa Catarina já teve 12 mortes por meningites em 2024

 

As meningites bacterianas são mais graves e são transmitidas através de secreções respiratórias”, explica a infectologista pediátrica, Sônia Faria.

 

A melhor forma de prevenir meningite é através de vacinas. O SUS disponibiliza vacinas para diversos tipos de meningite bacteriana, no entanto, algumas vacinas para meningites só estão disponíveis em clínicas privadas”, acrescenta.

 

Crianças são maioria dos casos

 

Dos casos deste ano, 31,4% foram em crianças menores de quatro anos. As crianças de cinco a nove anos somaram 7,4% dos casos. Apesar de 45,5% dos casos estarem concentrados em pessoas com 20 a 64 anos, a taxa de incidência nestas faixas etárias ficou entre 0,9 e 1,4 casos para cada 100 mil habitantes.

 

A faixa etária de 65 a 79 anos concentrou 6,6% dos casos e teve uma incidência de 1,2 casos por 100 mil habitantes. Os maiores de 80 anos apresentaram uma incidência de 1,4 casos por 100 mil habitantes. Veja abaixo:

 

Santa Catarina já teve 12 mortes por meningites em 2024

 

Sinais e sintomas

 

Segundo a DIVE, podem haver surtos ocasionais de meningites, já que a doença é considerada uma endemia no Brasil. É mais comum que as meningites bacterianas ocorram no inverno, e as virais, no verão.

 

Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e incluem febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas ou roxas, pequenas ou grandes, na pele, podem indicar doença mais grave (meningococcemia).

 

Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem ser também sintomas importantes. Em recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite. Caso observe estes sinais, é necessário procurar imediatamente atendimento médico.

 

Fonte: Kássia Salles / NSC Total
Justen Celulares