Rui Car
26/04/2024 14h28

Com 121 mortes, dengue em 2024 já matou mais do que em todo o ano de 2023 em SC

No ano anterior foram registradas 98 mortes

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa (Foto: Internet / Reprodução)

Imagem ilustrativa (Foto: Internet / Reprodução)

Delta Ativa

Nos primeiros quatro meses de 2024, a dengue já matou 121 pessoas em Santa Catarina. O número é superior aos 98 óbitos registrados ao longo de todo o ano anterior. As cidades que mais tiveram vítimas da doença são Itajaí e Joinville, com 23 cada uma.

 

O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Brancher Fuck, explica que o número de óbitos acompanha o elevado número de casos prováveis da doença. Em SC, são mais de 180 mil. Isso aconteceu por conta da antecipação do período de transmissão das arboviroses, o que inclui a dengue.

 

Fuck destaca, inclusive, que as cidades com maiores números de casos prováveis são também as que registram mais mortes. Itajaí e Joinville, por exemplo, lideram ambos os rankings, tendo, cada uma, mais de 9,5 mil casos prováveis por 100 mil habitantes.

 

Inicialmente o melhor indicador de severidade da dengue deve levar em conta o número absoluto de mortes em conjunto com o número total de casos. Assim sendo, se tivemos um aumento de 387% de casos nos primeiros três meses de 2024, é esperado um aumento do número absoluto de óbitos”, reforça o médico infectologista do Hospital Dona Helena, de Joinville, Luiz Henrique Melo.​

 

Fonte: Fernanda Silva / NSC Total
Justen Celulares