Rui Car
29/04/2024 16h05

SC amplia vacinação contra a gripe para crianças até 12 anos

Nova faixa etária poderá se imunizar a partir desta segunda-feira (29)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Patrick Rodrigues / NSC Total

Foto: Divulgação / Patrick Rodrigues / NSC Total

Delta Ativa

A vacinação contra a gripe estará disponível para mais catarinenses a partir desta segunda-feira (29). A partir de agora, crianças até 12 anos também poderão se vacinar com o imunizante em unidades de saúde do Estado. A ampliação foi solicitada ao Ministério da Saúde na última terça-feira (23).

 

A ação ocorre por conta da antecipação da circulação dos vírus respiratórios em Santa Catarina, e também do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em crianças dessa faixa etária. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 80% das internações de SRAG por influenza são de paciente que possuem até 12 anos de idade, ou acima de 60 anos.

 

Até então, somente crianças até 5 anos podiam tomar a vacina. A partir de agora, o imunizante contra a gripe é indicado para todas as crianças entre seis meses e 12 anos de idade.

 

Os demais grupos prioritários, que incluem idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, entre outros, continuam em vigência.

 

Vacinação longe da meta

 

Santa Catarina está atualmente com uma cobertura vacinal de 29,9%. A recomendação do Ministério da Saúde é atingir 90% de cobertura vacinal. A campanha de imunização segue até o dia 31 de maio.

 

A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os principais vírus da influenza, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Porém, o efeito da vacina ocorre cerca de duas a três semanas depois da aplicação. Por conta disso, a recomendação é se vacinar o quanto antes.

 

No caso de crianças que vão tomar a vacina da gripe pela primeira vez, serão duas doses, com um intervalo de 30 dias. Para as crianças que também estão na faixa etária para aplicação da vacina contra a dengue, de 10 a 14 anos, as vacinas devem ser aplicadas com um intervalo mínimo de 24 horas.

 

Fonte: Nathalia Fontana / NSC Total
Justen Celulares