Rui Car
02/05/2024 08h16

Temporal que atinge RS chega a SC e gera alerta da Defesa Civil

Segundo o órgão, previsão é de que fenômeno ocorra com menor intensidade e atinja principalmente as áreas que fazem divisa com o estado gaúcho

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul provocam mudança no tempo em Santa Catarina desde esta quarta-feira (1°). Segundo a Defesa Civil, há previsão de chuvas intensas em todas as regiões do Estado, principalmente nos municípios que fazem divisa com o território gaúcho, até a próxima sexta-feira (3). 

 

Nesta quarta-feira, algumas cidades já registraram chuva. Porém, segundo a Epagri/Ciram, é a partir desta quinta-feira (2), que elas avançam de forma intensa e volumosa pelas regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e, ao longo do dia, para demais áreas de Santa Catarina. 

 

O risco, conforme a Defesa Civil, é de moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos à rede elétrica e deslizamentos. Há alertas para temporais com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. 

 

Segundo Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, as chuvas não devem chegar em Santa Catarina com a mesma intensidade que atinge o Rio Grande do Sul. Entretanto, ainda assim, há alertas para ocorrências nas regiões que fazem divisa com o território gaúcho. 

 

As áreas que estão mais suscetíveis são a da região Oeste até o Sul do Estado, aquelas mais próximas ao Rio Grande do Sul e no Vale do Itajaí. No sábado começa a melhorar o tempo e para domingo já é um tempo um pouco mais firme, sem chuva“, diz a meteorologista. 

 

Entre quinta e sexta-feira (3), o volume de chuva deve variar entre 150 milímetros e 200 milímetros nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. A Defesa Civil também alerta que esses valores podem ser superados, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos Rios Chapecó, Chapecózinho e do Peixe.

 

Para a bacia do Rio Canoas o risco é moderado para ocorrências de inundações e enxurradas, sobretudo nos municípios de Lages e Otacílio Costa, aponta Defesa Civil.

 

Nas regiões do Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 milímetros.

 

Taió deve voltar a registrar chuva nesta quinta, condição que se mantém pelo menos até sábado. O dia segue com picos de calor, com temperaturas entre 18ºC e 31ºC.

 

Alerta de chuva

 

Recomendações da Defesa Civil:

 

 – Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;

 

 – Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;

 

 – Não transite em pontes ou pontilhões submersos;

 

 – Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;

 

 – Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;

 

 – Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;

 

 – Fique atento a inclinação de postes e árvores;

 

 – Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;

 

 – Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

 
Fonte: Júlia Venâncio / Diário Catarinense / NSC Total / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares