Rui Car
05/05/2024 20h09 - Atualizado em 05/05/2024 20h11

Equipes de SC resgatam mais de 2 mil pessoas e 280 animais no Rio Grande do Sul

Situação do Estado vizinho é devastadora; já são 75 mortes e mais de 100 desaparecidos

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / PMSC

Fotos: Divulgação / PMSC

Delta Ativa

Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) – que está no Rio Grande do Sul ajudando no resgate de famílias desabrigadas por causa das fortes chuvas e alagamentos – já foram resgatadas 370 pessoas mais 30 pets pelo Batalhão de Aviação e mais 300 pessoas e 50 animais pela guarnição do Comando da Polícia Militar Ambiental. Ao todo, a PMSC resgatou 670 pessoas e 80 animais desde o dia 1º de maio.

 

Já o Corpo de Bombeiros Militar de SC informou neste domingo (05) que foram resgatadas na região de Guaíba, 1.555 pessoas e 200 animais com vida. Com isso, as equipes catarinenses que atuam na força-tarefa de resgate aos atingidos já socorreu 2.225 pessoas e 280 animais no estado gaúcho.

 

A primeira equipe do Batalhão de Aviação (BAPM) chegou no dia 1º e, em seguida, foi enviada uma guarnição do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA) para a região de Porto Alegre (RS), que se deslocou no final da tarde de sexta-feira (03), com uma viatura e uma embarcação para apoiar as ações de Defesa Civil e executar ações de resgate de pessoas e animais.

 

Os policiais da PMSC atuam em conjunto com as demais Forças de Segurança, da Secretaria de Estado da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal e das Forças Armadas. As equipes permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário.

 

Já as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgataram 1.555 pessoas e 200 animais com vida, que estavam ilhados em situação de risco, boa parte em cima dos telhados de casas e até em árvores. Os números se referem ao período de quarta (01) a domingo (05). Além disso, foram resgatadas três vítimas que infelizmente já estavam mortas, sendo duas em áreas deslizadas e uma em uma residência tomada pelas águas.

 

Desde segunda-feira (29), o Rio Grande do Sul sofre com chuvas, enchentes e deslizamentos. De acordo com o boletim divulgado às 12h deste domingo (05), 75 mortes foram confirmadas, 103 pessoas seguem desaparecidas e 155 estão feridas.

 

Transporte das doações ao RS

 

Após rumores desencontrados nas redes sociais, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina informa em nota que “não existe qualquer ação de fiscalização que impeça o transporte de doações para os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Também não existem postos fixos de fiscalização em Santa Catarina (a fiscalização é realizada em atividades volantes) e não há nenhuma ação em andamento nas divisas com o RS e o PR”.

 

A orientação dos fiscais catarinenses é para a imediata liberação de cargas com donativos e os veículos com doações têm passagem livre em postos fiscais no Rio Grande do Sul. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones das autoridades de fiscalização do Rio Grande do Sul, neste link.

 

Veja imagens dos resgates

 

Redação DC / NSC Total

 

Justen Celulares