Rui Car
08/05/2024 16h36

Saiba como ser voluntário para ajudar as vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Doação de mantimentos junto com o voluntariado tem sido essencial no apoio às vítimas das enchentes no estado gaúcho

Assistência Familiar Alto Vale
Resgate de animais em Rio Grande (Foto: Secretaria de Município da Causa Animal / Divulgação

Resgate de animais em Rio Grande (Foto: Secretaria de Município da Causa Animal / Divulgação

Delta Ativa

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul deixam mortos, feridos e desabrigados. Em meio à tragédia climática, a doação de mantimentos junto com o voluntariado tem sido essencial no apoio às vítimas das enchentes no estado gaúcho. 

 

Até a manhã desta quarta-feira (8), 100 mortes estavam confirmadas pela Defesa Civil. Além disso,128 pessoas estavam desaparecidas e 372 feridas. 

 

No total, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Desse número, 66,7 mil pessoas estão em abrigos e 163,7 mil estão desalojados nas casas de familiares ou amigos. Dos 497 municípios gaúchos, 417 relataram problemas relacionados ao temporal.

 

Como se inscrever para ser voluntário no RS:

 

Defesa Civil do Rio Grande do Sul 

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Empresas, instituições e grupos interessados podem se inscrever no site oficial.

 

SOS Saúde Rio Grande do Sul

 

Médicos e profissionais da saúde que desejem atuar em atendimentos online e gratuitos para pessoas atingidas pelas chuvas podem se inscrever no SOS Rio Grande do Sul. 

 

A inscrição não garante que o profissional será chamado e também não é gerado vínculo empregatício com o governo. Os profissionais que desejam atuar de forma voluntária devem preencher o cadastro no site da SES. 

 

Força Nacional do SUS

 

Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) abriu inscrições para voluntários interessados em ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul.  A lista de profissionais inclui assistente social, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, psicólogo, entre outros.

 

Entretanto, em situação de urgência, profissionais de qualquer área podem se cadastrar, informou o Ministério da Saúde. Para se cadastrar, basta entrar no site e preencher as informações necessárias.

 

Como ajudar o RS

 

Os catarinenses podem ajudar os moradores afetados pela chuva que atingem o estado gaúcho através de doações via Pix ou em pontos de coleta. Veja a lista neste link.

 

A situação no Rio Grande do Sul

 

As fortes chuvas causaram enxurrada e enchente em centenas de municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento são 414 cidades afetadas, 163,7 mil desalojados, 66,7 mil pessoas em abrigos, 372 feridos, 128 desaparecidos e 100 mortes.

 
Fonte: Júlia Venâncio / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares