Rui Car
21/01/2022 15h19

Armadilha filma puma caminhando em parque de SC; veja o vídeo

Animal foi visto na semana passada no Parque Nacional das Araucárias, no interior de Passos Maia

Assistência Familiar Alto Vale
Onça-parda (Foto: Frank Shufelt / Ficklr)

Onça-parda (Foto: Frank Shufelt / Ficklr)

Delta Ativa

Uma onça-parda foi vista circulando tranquilamente pelo Parque Nacional das Araucárias, no município de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina. A imagem foi capturada na quarta-feira (12) por uma armadilha fotográfica monitorada pela equipe do Instituto Espaço Silvestre que acompanha a fauna local.

 

Era por volta das 23h45 quando o animal cruzou em frente a câmera noturna. A onça caminha com passos tranquilos por uma pequena trilha e segue pela mata. Instantes depois desaparece em meio a vegetação nativa. (Assista abaixo)

 

Vanessa Tavares Kanaan, diretora técnica do Instituto, diz que o registro ocorreu em uma área de soltura dos papagaios-do-peito-roxo, local monitorado há anos. “Não é a primeira vez que conseguimos imagens desta espécie”, disse.

 

O puma, como também é chamada a onça-parda, é um dos felinos mais adaptáveis a esse tipo de ambiente. O animal consegue saltar até cinco metros e se destaca pela beleza, pois tem pelagem castanha e olhos claros.

 

O felino é considerado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) e pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) “espécie vulnerável à extinção” no Brasil.

 

Fonte: Willian Ricardo / ND+
Anderle Telhas e Acessórios