A Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim, na Serra Catarinense, exibe até o dia 8 de maio obras do renomado artista italiano Inos Corradin. A exposição, que foi aberta em grande estilo neste sábado (19), é a primeira deste ano.
A exibição traz obras inéditas do pintor que tem 92 anos de vida, 70 deles dedicados à pintura, e apresenta em Santa Catarina sua primeira exposição de gravuras. A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente, inclusive aos fins de semana, das 10h às 17h.
Corradin já expôs individualmente na Itália, Israel, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Holanda e Canadá, além de várias cidades brasileiras.
Ele tem em seu currículo mais de 450 exposições pelo mundo. É pintor de paisagens, figuras e naturezas mortas, praticando uma arte jocosa e humorada, tendendo à estilização e com primorosos recursos cromáticos.
Nascido na Itália em 1929, mudou-se para o Brasil em 1950. Dois anos depois, participou de mostras coletivas, entre elas o Salão Paulista de Arte Moderna e o Salão Nacional de Arte Moderna.
Lançou vários livros na Europa e no Brasil, além de trabalhos de ilustração e um documentário sobre sua vida artística e pessoal. Foi homenageado por uma escola de samba em São Paulo que, naquele ano, sagrou-se campeã.
Para gestor cultural da galeria, Edson Busch Machado, Corradin é um mestre na história das artes da Itália e do Brasil. O mesmo entusiasmo é compartilhado pela presidente do conselho administrativo da Villa Francioni, Daniela Freitas. “É um orgulho abrir a temporada de 2022 com a exposição de um artista internacional”.
O curador Armando Landi Ramos destaca a temática que retrata equilibristas, músicos e desportistas em movimento, “coloridos e de bem com a vida”.