Rui Car
22/02/2022 11h30

Artista italiano revela suas gravuras em Santa Catarina durante exposição inédita

Veja fotos das obras do artista italiano Inos Corradin que estão em exibição na Serra Catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

A Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim, na Serra Catarinense, exibe até o dia 8 de maio obras do renomado artista italiano Inos Corradin. A exposição, que foi aberta em grande estilo neste sábado (19), é a primeira deste ano.

 

A exibição traz obras inéditas do pintor que tem 92 anos de vida, 70 deles dedicados à pintura, e apresenta em Santa Catarina sua primeira exposição de gravuras. A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente, inclusive aos fins de semana, das 10h às 17h.

 

Corradin já expôs individualmente na Itália, Israel, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Holanda e Canadá, além de várias cidades brasileiras.

 

Ele tem em seu currículo mais de 450 exposições pelo mundo. É pintor de paisagens, figuras e naturezas mortas, praticando uma arte jocosa e humorada, tendendo à estilização e com primorosos recursos cromáticos.

 

Nascido na Itália em 1929, mudou-se para o Brasil em 1950. Dois anos depois, participou de mostras coletivas, entre elas o Salão Paulista de Arte Moderna e o Salão Nacional de Arte Moderna.

 

Lançou vários livros na Europa e no Brasil, além de trabalhos de ilustração e um documentário sobre sua vida artística e pessoal. Foi homenageado por uma escola de samba em São Paulo que, naquele ano, sagrou-se campeã.

 

Para gestor cultural da galeria, Edson Busch Machado, Corradin é um mestre na história das artes da Itália e do Brasil. O mesmo entusiasmo é compartilhado pela presidente do conselho administrativo da Villa Francioni, Daniela Freitas. “É um orgulho abrir a temporada de 2022 com a exposição de um artista internacional”.

 

O curador Armando Landi Ramos destaca a temática que retrata equilibristas, músicos e desportistas em movimento, “coloridos e de bem com a vida”.

 

O casal, de Inos Corradin - Divulgação/ND

Trompetista, de Inos Corradin - Divulgação/ND

Equilibrista, de Inos Corradin - Divulgação/ND
Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios