Rui Car
11/06/2022 10h12

Autor, professor e pesquisador catarinense é eleito para Academia Brasileira de Letras

Godofredo de Oliveira Neto recebeu 22 votos para substituir o falecido Candido Mendes

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Redes sociais

Foto: Divulgação / Redes sociais

Delta Ativa

Um catarinense foi eleito na quinta-feira (09) para compor a ABL (Academia Brasileira de Letras). Godofredo de Oliveira Neto, 71 anos, foi escolhido para ocupar a cadeira 35, que era ocupada por Candido Mendes.

 

Nascido em Blumenau, Neto possui um extenso currículo na área. O romancista é formado em Letras pela Universidade de Paris III, onde também realizou seu mestrado em 1979. É doutor em Letras pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1989. Possui graduação em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II, na França.

 

O autor é também pós-doutor em pesquisa na Georgetown University, Estados Unidos (2012). Atualmente é professor do Departamento de Letras Vernáculas, da UFRJ, e pesquisador na área de Literatura Brasileira com foco no Modernismo Brasileiro e na Literatura Contemporânea.

 

Mais de 20 obras publicadas

 

De acordo com o site da Academia, o pesquisador é também autor de 21 livros e escreve, ainda, artigos para jornais e periódicos do Brasil. Romancista e Contista, chegou a ser premiado com uma estatueta no Prêmio Jabuti, em 2006. Seus romances “Menino oculto” e “Amores Exilados” foram traduzidos para o francês “L’Enfant Caché” e “Amours Exilées”, lançados no 35° Salão do livro de Paris-2015, já em 4ª edição francesa.

 

O seu livro “Ana e a margem do rio” foi publicado na Bulgária e recebeu no Brasil o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

 

Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios