Rui Car
02/05/2023 14h08 - Atualizado em 02/05/2023 14h09

Chuva de meteoros causada pelo cometa Halley iluminará os céus de SC; saiba quando

Santa Catarina terá o céu iluminado por um belíssimo fenômeno da natureza

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Observatório Espacial Heller & Jung / Divulgação

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung / Divulgação

Delta Ativa

Neste mês de maio, Santa Catarina terá o céu iluminado por um belíssimo fenômeno da natureza. Durante este período, a Terra atravessa regiões com maior concentração de poeira cósmica, ocasionando a Eta Aquarídeos — uma chuva de meteoros composta por resquícios do famoso Cometa Halley.

 

De acordo com o astrônomo Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA-UFSC (Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina), será possível avistar o espetáculo da chuva de meteoros em Santa Catarina.

 

Neto enfatiza a importância de estar em um local com o mínimo de iluminação possível para contemplar o fenômeno e ressalta que o período da madrugada é o ideal para poder avistar.

 

Após a meia-noite, o planeta Terra está voltado para o lado profundo e escuro do espaço, facilitando a visualização”, explica.

 

Chuva de meteoros ocorre duas vezes ao longo do ano

 

Durante o ano, ocorrem duas chuvas de meteoros com maior intensidade: a Eta Aquarídeos em maio e a Orionídeos em outubro, ambas causadas pelos resquícios deixados pelo Cometa Halley.

 

O cometa Halley cruza nossa região do Sistema Solar a cada aproximadamente 76 anos e a última vez que ele pôde ser observado por astrônomos amadores foi em 1986. Como ocorre com outros cometas, o Halley se desintegra ao ser atingido por outros asteroides ou por forças gravitacionais, deixando partículas e pequenos fragmentos em seu rastro.

 

Meteoros poderão ser vistos em SC

Foto: Jocimar Justino de Souza / Reprodução

 

Anualmente, a Terra, em seu movimento de translação em torno do Sol, atravessa a região do espaço onde esses fragmentos se encontram. A força gravitacional da Terra captura esses destroços e faz com que eles entrem na atmosfera, originando esse espetáculo natural.

 

A Eta Aquarídeos é caracterizada por sua rapidez, com os meteoros viajando a uma velocidade impressionante de 66 km/s (cerca de 237.600 km/h) na atmosfera terrestre. Essa velocidade gera pedaços incandescentes de detritos do Halley que deixam um rastro brilhante visível a olho nu.

 

Meteoros na madrugada e eclipse lunar

 

O primeiro eclipse lunar deve ocorre na próxima sexta-feira (5) e, segundo o especialista, será do tipo penumbral. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa apenas pela região menos escura da sombra terrestre.

 

É um fenômeno sutil, que apresenta apenas uma pequena diminuição no brilho da Lua. Infelizmente não será visível do Brasil, mas poderá ser acompanhado pela internet. O auge deverá ser às 14h53.

 

Na madrugada deste sábado (6), acontece o pico dos meteoros da Eta Aquarídeos, causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Olhe para o Leste a partir das 2h.

 

Fica a dica para apreciar esse show da natureza

 

Uma das dicas mais importantes para quem deseja apreciar a chuva de meteoros Eta Aquarídeos é escolher um local de observação com pouca ou nenhuma iluminação artificial.

 

Quanto mais escuro o ambiente, mais nitidamente você poderá observar os meteoros cruzando o céu. Portanto, procure um local longe das luzes da cidade, como uma área rural ou um parque afastado, e evite usar lanternas e celulares durante a observação, pois eles podem atrapalhar a adaptação dos seus olhos à escuridão.

 

Além disso, para uma melhor visualização, é recomendável deitar-se no chão ou utilizar cadeiras reclináveis, de modo a permitir que você possa olhar para o alto sem esforço. Não perca essa oportunidade única de contemplar um dos mais belos espetáculos dos céus!

 

Fonte: Luiz Fernando Dresch / ND+
Anuncie Aqui