Rui Car
08/04/2022 10h55

Conheça cinco destinos românticos para fazer em Santa Catarina

Outono catarinense favorece a viagem romântica com clima aconchegante, paisagens bucólicas e cidades com boas estruturas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Que tal aproveitar o outono para programar uma viagem a dois? Clima aconchegante, paisagens bucólicas, cidades com boas estruturas e tudo isso com acompanhamento de um bom vinho e pratos típicos desta estação para curtir ao lado do seu amor. Para ajudar nesta seleção, confira cinco cidades catarinenses que podem estar na sua rota de destino romântico em Santa Catarina.

 

 1. Nova Veneza

 

Gôndola típica doada pelo Governo de Veneza – Foto: Pablo Cruz/Divulgação

Gôndola típica doada pelo Governo de Veneza (Foto: Pablo Cruz / Divulgação)

 

No Sul de Santa Catarina, a cerca de 220 quilômetros de Florianópolis, encontra-se a charmosa Nova Veneza. Como o nome já indica, a predominância da imigração na cidade foi italiana. Tanto é que ela é uma das poucas no mundo que possuem uma gôndola, típica embarcação italiana, oficial e doada pelo Governo de Veneza ao município catarinense.

 

A gôndola fica bem no Centro da cidade, na Praça Humberto Bortoluzzi. Ela está dentro de um lago artificial, onde é possível entrar na embarcação e fazer registros, tudo gratuito. Já imaginou quantas boas fotos rendem por lá? Além dos cliques, não se esqueça de jogar uma moeda no lago para lhe dar sorte: é tradição!

 

Outro ponto de visitação a dois em Nova Veneza é a Ponte Dei Morosi, que traduzida do dialeto vêneto significa Ponte dos Namorados. Além de ser uma bonita passarela de travessia do Rio Mãe Luzia, este é o local onde casais apaixonados penduram cadeados como símbolo do amor eterno. Que tal deixar o seu por lá também?

 

Floreiras, arandelas e bancos fazem o Centro de Nova Veneza ser bem charmoso. É nele que se encontram os principais pontos turísticos da cidade e vários restaurantes. A experiência gastronômica é excelente para se viver a dois: as estrelas do menu são as massas, risotos e polentas.

 

No copo, o vinho é uma boa companhia e pode também fazer parte do roteiro turístico. A vinícola Borgo, a sete quilômetros do Centro da cidade, é um ótimo lugar para visitação. Como ela fica em um castelo de pedra, numa área mais rural, de onde se avistam vários morros, é um cenário lindo e romântico que, certamente, irá render muitas fotografias.

 

2. Benedito Novo

 

A maior parte da extensão territorial de Benedito Novo é rural – Foto: Harley Harry Steuck/Divulgação

A maior parte da extensão territorial de Benedito Novo é rural (Foto: Harley Harry Steuck / Divulgação)

 

Benedito Novo é uma pequena cidade campestre no Vale Europeu, a cerca de 45 quilômetros de Blumenau e 190 de Florianópolis. Cercada por morros e colinas, a maior parte de sua extensão é rural. Por lá você também encontra várias cachoeiras.

 

O município faz parte do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e oferece diferentes opções para quem curte esportes de aventura, como canoagem, rapel e tirolesas. Mas se o estilo aventureiro não faz parte de seu relacionamento, não há problema algum.

 

Você pode, por exemplo, escolher ficar em alguma pousada, chalé ou cabana, que são excelentes opções para curtir a dois um clima bastante campestre. Na cidade não há muita variedade de restaurantes, mas algumas pousadas incluem como serviço o café da manhã e outras refeições.

 

Estando em Benedito Novo, aproveite para conhecer a Igreja Evangélica Ribeirão Liberdade, a única igreja luterana em todo Brasil construída com a técnica enxaimel, lá em 1917. Outro lugar lindo para visitação é a Capela Santa Ana, no bairro Ribeirão Treze, a sete quilômetros do Centro.

 

Ela fica no alto de uma colina, cercada por árvores e hortências. Caso sua visita seja em dezembro, terá o privilégio de ver o gramado colorido de azul das flores. Pense em um cenário bonito para se registrar!

 

Outra opção: que tal fazer um piquenique romântico na Praça do Pescador? Fica no Centro da cidade, junto à margem esquerda do Rio Benedito. O espaço oferece áreas para churrasqueiras e camping. Escolha uma árvore, estenda sua toalha e aprecie a paisagem.

 

Quem sabe você e seu par também não visitam o Mirante de Santa Maria, no bairro de mesmo nome? De lá se avista o rio Santa Maria e o vale, uma imensidão verde.

 

Benedito Novo é uma cidade para desacelerar em meio à natureza e curtir o clima ameno do outono. Quem sabe você faça isso em frente a uma lareira, comendo um pão com “mus” (um tipo de geleia) ou queijos e salames artesanais. Quem sabe.

 

3. Florianópolis

 

Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis – Foto: Marcos Campos

Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis (Foto: Marcos Campos)

 

capital de Santa Catarina oferece muitas opções de roteiros para curtir em companhia. Com dezenas de praias e uma natureza privilegiada, lugares bonitos não faltam, sem falar na gastronomia diversificada.

 

Mas escolhemos um lugar pacato, aconchegante e igualmente lindo para você curtir seu romance. Estamos falando de Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis. Ele fica na baía Norte da ilha, a cerca de 16 quilômetros do Centro da cidade.

 

Santo Antônio de Lisboa é um bairro com muitos exemplares da arquitetura colonial luso-brasileira, que reproduzem o estilo típico dos Açores. Casarões, geminados e sua pequena Igreja Nossa Senhora das Necessidades são simples, coloridos e responsáveis por tornar o pequeno local alegre e gracioso.

 

À beira-mar vale muito uma caminhada de mãos dadas e uma parada para o almoço ou o jantar. Há algumas opções de restaurantes, que servem as refeições em decks de frente para o mar. Esta é uma ótima oportunidade para comer as ostras de Florianópolis. Santo Antônio de Lisboa é um dos locais mais famosos para se experimentar a iguaria.

 

Outra coisa que tem muita fama por lá também é o pôr do sol. É um espetáculo à parte ver o astro descendo o céu e refletindo sua luz na água. Ao fundo, toda história, simplicidade e calmaria acompanham essa obra da natureza. Acha que vale uma foto? Vale muitas!

 

4. Urubici

 

A Serra do Corvo Branco tem o maior corte de rocha do Brasil e é um dos pontos para conhecer e apreciar a dois em Urubici – Foto: iStock/Divulgação

A Serra do Corvo Branco tem o maior corte de rocha do Brasil e é um dos pontos para conhecer e apreciar a dois em Urubici (Foto: iStock / Divulgação)

 

Urubici, na Serra Catarinense, está localizada no ponto mais alto de Santa Catarina, no Vale do Rio Canoas. Sabe o que isso significa? Que o cenário é formado por serras e morros, de onde é possível avistar a cidade de cima e estar diante de um tapete de nuvens. O município é realmente privilegiado pela natureza.

 

E por isso mesmo é um destino clássico para se ir em casal. A cidade serrana tem se tornado referência no turismo de aventura, por conta de saltos de pêndulos, tirolesas, sky bike, entre outras opções radicais. Agora, se você quer acelerar o coração por outros motivos que não seja a adrenalina, há opções bem mais tranquilas para curtir a cidade junto da pessoa amada.

 

Ficar em uma pousada ou chalé em meio à toda natureza de Urubici pode ser bem romântico. Aquela linha: temperatura amena (exceto no inverno), lareira, vinho, tábua de frios e boa companhia já fazem valer a viagem. Mas há também passeios muito bonitos a se fazer pela cidade.

 

Visitar os morros de Urubici é um deles, como o famoso Morro da Igreja e a Pedra Furada, uma escultura natural que parece uma janela aberta para o céu. Ou, então, assistir ao pôr do sol do Morro do Campestre, do Parapente ou da Pedra do Sagrado.

 

Imagine-se a 1400 metros de altitude, contemplando a despedida do sol e apreciando um bom café a dois? Depois pegar a rota de cachoeiras, que inclui a do Parque Quedas do AvencalMundo Novo e Papuã, e visitar parques turísticos que contam com passarelas, mirantes e vistas panorâmicas das quedas d’água e dos cânions. Cada lugar de Urubici rende boas fotos para guardar na memória e no coração.

 

5. Campo Alegre

 

Pousadas em Campo Alegre está na rota do destino romântico em SC – Foto: Refúgio Monte Olimpo/Divulgação

Pousadas em Campo Alegre está na rota do destino romântico em SC (Foto: Refúgio Monte Olimpo / Divulgação)

 

Campo Alegre fica no Norte de Santa Catarina, a 237 quilômetros de Florianópolis e a cerca de 65 quilômetros de Joinville. Mais de 70% do território da cidade é rural, o que a faz ser um local campestre, em meio a campinas e vales.

 

Com temperatura média em torno de 19ºC, o clima é ameno na maior parte do ano, mas é possível chegar a temperaturas negativas entre os meses de maio, junho e julho. Já sabe, né? Clima ideal tanto para curtir a cidade, como desfrutar das pousadas locais e dos produtos coloniais caseiros.

 

Assim como as outras cidades, possui cascatas, como a do Paraíso da Serra e o Salto do Engenho, e morros com vistas deslumbrantes. A Rampa do Bugio, por exemplo, a 1.100 metros de altitude, é um ótimo lugar para acompanhar o nascer do sol. Mas é preciso acordar cedo: esteja a postos por volta das 5h30. Por ser um local alto, é possível avistar uma imensidão de nuvens, como um tapete. Que cenário inspirador para um romance, não?

 

Fonte: Patricia Stahl Gaglioti / ND+
Anderle Telhas e Acessórios