Rui Car
05/07/2023 14h52

Da Antártida, ave rara é resgatada no Litoral Catarinense pela primeira vez em 8 anos

Ave chegou desidratada e anêmica em Laguna e está sendo tratada com suplementação de vitaminas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: PMP-BS Laguna / Divulgação

Foto: PMP-BS Laguna / Divulgação

Delta Ativa

Debilitada, uma ave rara chegou com vida ao Litoral Sul de Santa Catarina pela primeira vez em oito anos. Conhecida como pardelão-prateado, a espécie foi resgatada pelo PMP- BS (Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos) e levada à unidade de estabilização da Udesc, em Laguna, onde se recupera.

 

Segundo o projeto, em oito anos de atuação, este foi o primeiro registro da ave, presente na Península Antártida, na região. O animal foi encontrado na praia do Sol, em Laguna, há cerca de um mês. A suspeita é que a ave veio para o Estado, após a passagem de um ciclone pelo Sul catarinense.

 

Ave chegou desidratada e anémica em Laguna e está sendo tratada com suplementação de vitaminas (Foto: PMP-BS Laguna / Divulgação)

Ave chegou desidratada e anémica em Laguna e está sendo tratada com suplementação de vitaminas (Foto: PMP-BS Laguna / Divulgação)

 

Os pesquisadores relataram que ela chegou desidratada e anêmica e está sendo tratada com suplementação de vitaminas e alimentada com pedaços de peixe.

 

Ave rara

 

De acordo com o projeto, o Litoral Sul Brasileiro faz parte da rota migratória da ave. De nome científico Fulmarus glacialoides, regurgita um óleo fétido como forma de defesa.

 

A ave costuma se alimentar de peixes, camarão e crustáceos, também procura descartes e carniças, e os seus ninhos são localizados em fendas de rocha.

 

 
Fonte: Richard Vieira / ND+
Justen Celulares