Rui Car
22/02/2022 14h41 - Atualizado em 22/02/2022 14h42

Data palíndroma e ambigrama; entenda a importância do dia 22/02/2022

Saiba mais sobre a curiosa data

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

As redes sociais hoje amanheceram tomadas por uma data. Para quem gosta de numerologia esta terça-feira é um dia e tanto e que definitivamente não vai se repetir. Acontece que hoje é dia 22/02/2022, no caso, 22 de fevereiro de 2022. Um dia com muitos dois e que ainda é um palíndromo. Ou seja, se você ler da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda o resultado fica igual, os números seguem os mesmos.

 

Quando falamos de palíndromo geralmente estamos nos referindo a palavras. No caso, palavras que ficam iguais são lidas da esquerda para direita ou vice-versa, como “arara”, “matam”, “rodador” e outros. Palíndromos podem ainda ser aplicados em algumas frases inteiras como “Anotaram a data da maratona”. 

 

Data com palíndromo

 

Aqui, estamos aplicando o conceito de palíndromo aos números, uma data especificamente.  Datas palíndromas são raras, mas não é a primeira vez que isso ocorre. A última vez que isso aconteceu foi em 02/02/2020 e ainda vão haver outras nesse século como 13/02/2031, 14/02/2041 e até mesmo no longínquo dia 19/02/2091. No entanto, essa é a última vez (pelo menos que vamos presenciar) uma data palíndroma com variação de apenas dois números, no caso 0 e 2. Em todas as outras serão pelo menos três. Lembrando que em lugares que alteram a ordem da data, trocando o mês pelo dia, a aplicação é diferente. Podem ainda haver outros palíndromos caso o zero seja ignorado.

 

 

Gostou do palíndromo? Essa não é a única surpresa do dia 22/02/2022.. Essa data ainda é um ambigrama, um conceito ainda mais raro do que o de palíndromo. Um ambigrama é uma palavra (ou número nesse caso) que pode ser lido de cima para baixo ou de baixo para cima da mesma forma.

 

Aqui, isso é possível por causa do 2. Isso depende da fonte utilizada, mas geralmente o número se mantém igual de cabeça para baixo, se ignorar o 0, a data pode ser lida de todas as formas. Com palavras, um ambigrama geralmente depende muito da tipografia do texto para funcionar. 

 

Mas quão raro é um ambigrama? Bom se o palíndromo não é nada comum (a menos que você esteja ansioso para 2031) os ambigramas são ainda mais raros e só se repetem em uma combinação muito específica de algoritmos que não temos registros de quando vai ocorrer novamente. 

 

Fonte: Lucas Soares / Olhar Digital
Anderle Telhas e Acessórios