Rui Car
11/03/2022 15h13

Esquadrilha da Fumaça retoma atividades e se apresenta em três cidades de SC no mês de março

Última passagem do grupo pelo Estado aconteceu em 2018, no aniversário de Florianópolis

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Esquadrilha da Fumaça / Divulgação

Foto: Esquadrilha da Fumaça / Divulgação

Delta Ativa

EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, retorna às atividades em 2022, e Santa Catarina não ficará de fora das apresentações. O grupo, que completa 70 anos, vai realizar shows aéreos em três cidades catarinenses entre os dias 26 e 28 de março.

 

Desde 1952, quando foi realizada a primeira apresentação oficial do grupo, o Esquadrão, com suas acrobacias aéreas, deixa os espectadores boquiabertos. O grupo já se apresentou em três cidades de São Paulo no início do mês e, agora, se direciona para Santa Catarina com demonstrações em JoinvilleFlorianópolis e Tubarão.

 

Por causa da pandemia as apresentações do grupo foram canceladas e se restringiram a ocasiões especiais, como o Dia da Independência de Brasília e outros eventos militares.

 

O Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira frisa a relevância do Esquadrão para o país. “Retomar as demonstrações pelo Brasil é extremamente importante para a Esquadrilha da Fumaça, principalmente no ano em que completamos 70 anos de história”, diz ele sobre o grupo, que no último mês vivenciou uma rotina de intenso trabalho com voos de treinamento, manutenção das aeronaves e procedimentos administrativos como preparativos para as demonstrações.

 

O último mês foi de intensa atividade para a Esquadrilha da Fumaça  – Foto: Ten Inforzatto/Força Aérea Brasileira/Divulgação/ND

 

Em Joinville, o evento acontece às 16h do dia 26, no Expoville, Centro de Convenções da cidade. A apresentação encerra o calendário de celebrações do aniversário de 171 anos do município.

 

Já em Florianópolis, a apresentação será a Beira-Mar Continental, no dia 27, às 16h. E para encerrar a passagem dos ‘fumaceiros’ pelo Estado, Tubarão receberá o show aéreo na rua Afonso Pena no dia 28 de março, às 15h.

 

Esquadrilha da Fumaça em apresentação antes da paralisação das atividades por causa da Covid-19 – Foto: Sargento Batista / Força Aérea Bras/ Divulgação/ ND

 

Estão previstas, ainda, demonstrações no Rio Grande do Sul; em Santiago, no Chile; e em Córdoba, na Argentina.

 

Fonte: Maria Bahl / ND+
Anderle Telhas e Acessórios