Rui Car
13/04/2022 09h38 - Atualizado em 13/04/2022 09h39

Estudo mostra que peixes e arraias sabem fazer contas matemáticas simples

A notícia foi publicada pela revista Scientific Reports no fim do mês de março

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Shutterstock / Reprodução

Foto: Shutterstock / Reprodução

Delta Ativa

Cientistas descobriram que peixes ciclídeos e arraias são capazes de realizar adições e subtrações simples, envolvendo números entre um e cinco. A notícia foi publicada pela Scientific Reports no dia 31 de março.

 

De acordo com o site Tecmundo, ciclídeos e arraias são capazes de contar pequenas quantidades e isso já era conhecido pelos cientistas. No entanto, o novo experimento foi além, utilizando dez animais experimentais: seis peixes-zebra mbuna Peixes sabem fazer contas matemáticas simples, mostra estudo e quatro arraias.

 

Cientistas ensinam peixes a fazer contas

 

Para ensinar os peixes e arraias a contar os cientistas mostram uma imagem de duas formas, apresentadas por cinco segundos. Depois, os peixes nadam por uma porta aberta para uma área com duas imagens: uma com uma e outra com três formas.

 

Se as duas formas iniciais fossem amarelas, os peixes recebiam uma recompensa toda vez que nadavam em direção à imagem com uma forma amarela apenas, associando esta cor à subtração. Mas, se as duas formas iniciais fossem azuis, os peixes recebiam o alimento apenas se nadassem em direção às três formas, ou seja, à adição de mais uma.

 

Em seguida, os peixes foram treinados para contar: foram apresentados a uma imagem inicial de três formas em amarelo ou azul, e poderiam escolher, na área de testes, entre duas ou quatro formas. Os zebras mbunas acertaram a adição em quatro formas 82% das vezes, no estímulo azul, e 68%, no estímulo amarelo em duas formas. Os acertos das arraias foram de 96% na adição e 90% na subtração.

 

Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios