21/10/2021 16h37

Facebook pode mudar de nome na próxima semana; entenda

Mudança faria com que aplicativo de redes sociais se tornasse apenas mais uma marca do conglomerado de Zuckerberg; rebranding também está relacionado à construção do 'metaverso'

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Facebook pode mudar de nome na próxima semana. Segundo matéria publicada pelo site The Verge na última terça-feira (19), Mark Zuckerberg, CEO da companhia, deve anunciar o novo nome da empresa na conferência anual do Facebook, que acontece em 28 de outubro. Com a mudança de marca, o Facebook sinalizaria sua ambição de ser mais do que uma empresa de mídias sociais, já que a companhia tem investido em outras soluções tecnológicas.

 

No momento, o Facebook abriga as marcas WhatsAppInstagram e Oculus, empresa especializada em realidade virtual e games. Segundo o portal The Verge, o rebranding (ou reformulação de marca, em português) faria com que o aplicativo do Facebook passasse apenas a ser mais um integrante do portfólio de produtos da empresa de Zuckerberg, e não mais a “marca-mãe”.

 

Reestruturações do tipo são comuns no mercado de tecnologia. O Google, por exemplo, já passou por algo semelhante em 2015. A empresa se organizou sob uma holding chamada Alphabet, no intuito de deixar claro para o mercado que era muito mais que um site de buscas, já que desenvolve sistemas operacionais, dispositivos e gadgets. O Snapchat, por sua vez, se tornou Snap Inc. em 2016, ano no qual lançou seu primeiro óculos com câmeras, o Spectacles.

 

A reformulação da marca ocorreria também para concretizar os planos do Facebook de se tornar, no decorrer dos próximos anos, uma “empresa metaverso“, termo que diz respeito a um mundo virtual em que as pessoas podem interagir a partir de realidade aumentada, realidade virtual e outras tecnologias. “Faremos a transição de uma empresa que é vista como uma empresa de mídias sociais para uma empresa metaversa”, disse Mark Zuckerberg ao The Verge em julho.

 

Vale lembrar que, recentemente, o Facebook anunciou planos de contratar mais 10 mil funcionários para trabalhar nas unidades na Europa, com foco no projeto de construção do metaverso. “[O metaverso] vai ser um grande foco, e eu acho que isso vai ser uma grande parte do próximo capítulo sobre a forma como a internet evolui depois da internet móvel. Será o próximo grande capítulo para nossa empresa também. Estamos realmente apostando nessa área”, disse Zuckerberg ao The Verge.

 

Qual será o novo nome do Facebook?

 

Horizon Worlds é universo interativo de realidade virtual do Facebook — Foto: Divulgação/Facebook

Horizon Worlds é universo interativo de realidade virtual do Facebook (Foto: Divulgação / Facebook)


O Facebook ainda não se posicionou sobre o assunto, mas as especulações relativas ao novo nome do conglomerado já circulam na Internet. Acredita-se que a marca tenha algo a ver com “Horizon”, já que o Facebook tem trabalhado no “Horizon Worlds”, game online de realidade virtual no estilo Second Life e ainda em fase de testes.


Por: Barbara Mannara / TechTudo / Com informações de: The Verge e Horizon 

PUBLICIDADE
Anderle Telhas e Acessórios