Quem visita o Consulado do Japão no Recife (PE) está prestes a se deparar com um diplomata peculiar e cheio de charme: o Cônsul-Gato, carinhosamente apelidado de CG. Vestindo uma mini gravata e ostentando um crachá reluzente, esse felino simpático conquistou corações e seguidores nas redes sociais ao compartilhar o dia a dia da instituição de maneira inusitada.
A trajetória do CG começou em março deste ano, quando o cônsul-geral Hiroaki Sano teve que retornar ao Japão. Foi então que o Cônsul-Gato, de olhos azuis ligeiramente estrábicos, entrou em cena para “assumir” as responsabilidades. Seu perfil nas redes sociais se tornou uma janela divertida e criativa para apresentar as diversas funções do consulado, desde questões administrativas até o delicado processo de emissão de vistos.
Nas fotos compartilhadas, é possível vislumbrar o CG participando de reuniões com autoridades, “assinando” certidões japonesas com sua patinha habilidosa e interagindo com funcionários e visitantes. Suas postagens cativantes ganharam o carinho do público, resultando em um apelido afetuoso: CG.
“Estou aqui para dar continuidade ao trabalho, representando o Consulado, dialogando com as pessoas e fortalecendo os laços entre o Japão e o Nordeste. E claro, durante esses encontros, me expresso em português, embora às vezes alguns ‘miados’ escapem”, brincou uma das publicações sobre o Cônsul-Gato.
O Consulado do Japão no Recife, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade, abrange uma vasta área de atendimento, sendo responsável por sete estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com o Cônsul-Gato como um dos personagens mais carismáticos em seu quadro, a instituição encontrou uma maneira única de aproximar culturas e encantar a todos que cruzam seu caminho.
Fonte: ND+