Rui Car
16/04/2022 10h53

Festa alemã da Páscoa reúne árvore enfeitada, ovo gigante e outras atrações em SC

Festa ocorre em Pomerode e mantém viva a tradição alemã

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Pomerode celebra neste ano a 14ª Osterfest, tradicional festa alemã da Páscoa. Neste época do ano, o município decora as ruas com diversas atrações. E entre elas estão a Osterbaum, árvore enfeitada com milhares cascas de ovos que entrou para o livro de recordes, e um ovo gigante decorado, que também foi reconhecido como o maior do mundo.

 

Além disso, a festa oferece oficinas de pintura e costura, praça de alimentação, lojas e artesanato. A comemoração atrai milhares de visitantes no Centro Cultural de PomerodeEm 2019, um ano antes da pandemia, foram mais de 250 mil pessoas no evento.

 

Árvore de Páscoa Osterbaum — Foto: Felipe Sales/NSC TV

Árvore de Páscoa Osterbaum (Foto: Felipe Sales / NSC TV)


 

Nicole Schroder, moradora e artista que pintou um dos ovos de dois metros de altura espalhados pela cidade, a árvore com as casquinhas de ovos é objeto obrigatório todos os anos dentro de casa.

 

Quando a gente olha os ovos que a gente começou a pintar na escola, para os ovos que a gente está desenvolvendo agora, a diferença de sentimento, da técnica e de tudo, a gente vê uma evolução muito grande e isso é muito gratificante“.

 

Pomerode fica a cerca de 165 quilômetros da capital Florianópolis. A cidade é conhecida pela colonização alemã. De acordo com o município, os primeiros imigrantes saíram da região da Pomerânia ainda no século 19 e iniciaram a colonização no Vale do Itajaí.

 

Ovo gigante decorado em Pomerode  — Foto: Felipe Sales/NSC TV

Ovo gigante decorado em Pomerode (Foto: Felipe Sales / NSC TV)


 

Cancelamento

 

A festa de Páscoa de Pomerode não ocorreu no ano passado por causa da pandemia. Em 2020, ela aconteceu em um fim de semana. Logo depois, houve o decreto de emergência do estado e a festividade foi cancelada, informou a prefeitura.

 

Fonte: Caroline Borges e Patrícia Silveira / G1 SC
Anderle Telhas e Acessórios