Rui Car
01/10/2021 10h45 - Atualizado em 01/10/2021 10h46

Fotos: Aposentado transforma pontos de ônibus em “salas de estar” em SC

Homem nunca havia feito desenhos antes. Nove locais já receberam a intervenção artística

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Um aposentado de 60 anos transformou nove pontos de ônibus de Imaruí, no Sul catarinense, em salas de estar. O projeto foi apoiado pela prefeitura da cidade após João Batista Nicolau Fernandes se inspirar e pintar um ponto de ônibus próximo de onde mora, na Comunidade de Ribeirão de Imaruí.

 

Segundo o aposentado, ele nunca havia pintado nada até então, somente a casa da família. O trabalho, que não é remunerado, conta com uma ajuda de custo da prefeitura e leva de dois a três dias para ser finalizado.

 

As pessoas vêm e te agradecem. Tu ser reconhecido por um trabalho feito para a comunidade não tem preço que pague. De uma hora para outra a gente virou artista“, disse o aposentado.

 

O aposentando se inspira na comunidade local para fazer os 'ambientes' — Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

O aposentando se inspira na comunidade local para fazer os “ambientes” (Foto: João Batista Nicolau Fernandes / Arquivo Pessoal)


Homenagens

 

Além do sofá, João tenta homenagear no desenho a comunidade local. Seja através dos objetos ou até mesmo na paisagem natural que fica na “janela” na sala.

 

Como os pontos estavam todos abandonados, deu um outro visual. A ideia é, mudar a visão e trazer uma sensação de alegria e aconchego aos moradores“, afirma.

 

Locais levam de dois a três dias para ficarem prontos — Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Locais levam de dois a três dias para ficarem prontos (Foto: João Batista Nicolau Fernandes / Arquivo Pessoal)


Além de João, um servidor municipal auxilia no trabalho, realizado quando o aposentado termina seus afazeres no sítio que mora com a companheira.

 

Apareceram vários serviços para eu fazer [com] os desenhos, mas eu não peguei, porque ainda tenho vários pontos de ônibus. Quem sabe é uma terapia [pintar]“, conclui o aposentado.

 

Diário do filho

 

João conta que em 2016 o único filho que tinha morreu afogado em Minas Gerais. O aposentado achou um diário do jovem. No documento, o filho de João afirmava que tinha o sonho de pintar a casa da família.

 

Umas pessoas falaram para mim que eu estava fazendo isso [pintando os pontos] com a inspiração de alguém. E realmente é isso, já que meu filho queria pintar a nossa casa com vários desenhos. Esse era o sonho dele“, conclui.

 

Aposentado viu ponto de ônibus decorado pela primeira vez na Grande Florianópolis  — Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Aposentado viu ponto de ônibus decorado pela primeira vez na Grande Florianópolis (Foto: João Batista Nicolau Fernandes / Arquivo Pessoal)


 

Ao todo, cerca de 30 pontos de ônibus devem receber a intervenção artística na cidade — Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Ao todo, cerca de 30 pontos de ônibus devem receber a intervenção artística na cidade (Foto: João Batista Nicolau Fernandes / Arquivo Pessoal)


Aposentado homenageia a comunidade local nas pinturas — Foto: João Batista Nicolau Fernandes/Arquivo Pessoal

Aposentado homenageia a comunidade local nas pinturas (Foto: João Batista Nicolau Fernandes / Arquivo Pessoal)


O aposentado conta que a inspiração veio após ver um ponto de ônibus semelhante em Canelinha, na Grande Florianópolis.

 

Tinha um sofá e um outro desenho. Ai eu vim pensando e resolvi fazer um similar aqui perto de casa. Eu mesmo comprei as tintas e fiz. Fiz um desenho diferente e fiz igual como se fosse uma janela. Fiz um outro ponto também. Um monte de gente acabou passando por aqui e gostando do trabalho“, relembra.

 

Com o apoio da prefeitura, a ideia é realizar a intervenção artística em cerca de 20 pontos espalhados na cidade. O trabalho está sendo realizado desde julho de 2021, afirma João.

 

Lembrando que Taió também produz um projeto semelhante onde três pontos de ônibus já foram revitalizados. 


POR: CAROLINA FERNANDES – G1 SC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares