Rui Car
21/09/2021 10h07

Instituto de SC busca artistas para ilustrar relatórios enviados à ONU

Obras serão divulgadas em relatórios que tratam sobre a violação de direitos humanos em vários âmbitos no país

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Se você é um artista brasileiro e aborda os direitos humanos em obras como pintura, desenho, fotografia, ilustração e colagem, fique atento a essa oportunidade de mostrar o seu trabalho e contribuir com o tema.

 

IDDH (Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos), com sede em Joinville, lançou o edital Olhares do Brasil, que busca artistas que queiram divulgar suas obras em relatórios que serão enviados à ONU (Organização das Nações Unidas).

 

O instituto participa de uma coalizão com mais de 30 organizações que monitoram os direitos humanos no país por meio de um instrumento da ONU chamado RPU (Revisão Periódica Universal). E entre as ações do grupo, está a elaboração de relatórios que denunciam as violações de direitos no Brasil.

 

No próximo ano, o Coletivo RPU Brasil irá apresentar 10 relatórios na Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU e queremos aproveitar a oportunidade para divulgar artistas do Brasil que também trabalham para dar visibilidade à situação dos direitos humanos no país”, explica Fernanda Lapa, diretora-executiva do IDDH.

 

Nos relatórios, são trabalhados temas como saúde sexual e reprodutiva, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação contra as mulheres, violência contra as mulheres, liberdade religiosa, povos indígenas, meio ambiente e mais.

 

Com o edital, queremos contemplar a pluralidade de olhares para temas tão sensíveis que irão somar ao conteúdo preparado pelo Coletivo”, acrescenta Fernanda. Além da apresentação na ONU, os relatórios também ficarão disponíveis para download no site oficial da RPU e na Plataforma RPU Brasil.

 

As inscrições para o edital  são gratuitas e podem ser feitas através de formulário até o dia 25 de outubro. Mais informações estão disponíveis no edital. A divulgação das obras e artistas selecionados será feita no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares