Rui Car
28/04/2022 14h05 - Atualizado em 28/04/2022 14h06

Jean Wyllys compara cartaz de festa catarinense com propagandas nazistas

Prefeitura de Jaraguá do Sul diz que jornalista e ex-deputado federal fez "manifestação preconceituosa"

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

O jornalista e ex-deputado federal Jean Wyllys fez uma publicação na rede social Twitter comparando o cartaz promocional da festa de atiradores da Schützenfest, de Jaraguá do Sul, com propagandas nazistas. A Prefeitura de Jaraguá do Sul emitiu uma nota de repúdio à fala de Jean nesta quarta-feira (27).

 

O ex-deputado escreveu que o cartaz tem uma “estética da propaganda nazista alemã” e cita que a região é para onde muitos dos nazistas alemães fugiram para não pagarem por seus crimes.

 

Confira a publicação:

 

 

Prefeitura emite nota

 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul emitiu uma nota onde diz lamentar a “manifestação preconceituosa”. A prefeitura ainda cita que a fala de Jean se dá “por [ele] não conhecer a festa ou não ter interesse em buscar informações sobre as tradições trazidas pelos colonizadores, enfatizando a gastronomia, a música, a dança”.

 

Confira a nota na íntegra:

 

“O Município de Jaraguá do Sul lamenta profundamente a manifestação preconceituosa do ex-deputado federal Jean Wyllys, em rede social, sobre a Schützenfest, uma das festas mais tradicionais da nossa região. Manifestação esta, certamente, por não conhecer a festa ou não ter interesse em buscar informações sobre as tradições trazidas pelos colonizadores, enfatizando a gastronomia, a música, a dança, mantidas com muito esforço pelos membros das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

A Schützenfest é um orgulho cultural para a nossa cidade e para o Estado de Santa Catarina, reunindo milhares de famílias todos os anos, que festejam a cultura germânica.

 

Ao se manifestar preconceituosamente contra a festa o ex-parlamentar tenta desonrar uma das regiões mais prósperas de Santa Catarina e do Sul do Brasil, onde os índices de segurança e qualidade de vida estão entre os maiores do País, sendo exemplo para toda a Nação.

 

A Schützenfest continuará sendo nosso patrimônio e orgulho cultural.

 

Viva a Schützenfest!”

 

Fonte: O Município 


 

Anuncie Aqui