Rui Car
09/02/2022 10h33

Livro sobre a Guerra do Contestado será lançado nesta sexta-feira (11)

"Poema Rima Canção II" aborda um acontecimento que marcou a história catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Júlio Lopes / Divulgação

Foto: Júlio Lopes / Divulgação

Delta Ativa

Cerca de um ano depois de “Poema Rima Canção”, o autor catarinense Adir João Somariva publicou o segundo volume da obra, com produções autorais – poesias e composições inéditas – que despertam encantamento e reflexão. O lançamento será no dia 11 de fevereiro, no auditório do Centro Cultural, em Concórdia, no Oeste de SC, com sessão de autógrafos a partir das 16h.

 

Com uma trajetória de mais de duas décadas na área de Ciências Contábeis e como consultor de entidades na região de Concórdia, onde mora, Somariva demonstra talento também no universo das artes com o lançamento das suas obras literárias. Nos livros estão apenas uma parte das centenas de poemas e composições que ele criou entre 2020 e 2021.

 

Assim como no primeiro volume, nas páginas de “Poema Rima Canção II”, Somariva apresenta sugestões de melodias e de ritmos, como rock, samba, baião, bolero, entre outros, para cada composição.  “Acredito que todos têm inspiração. A sociedade carece de mais poesia, pensando, ouvindo e sendo mais reflexivo antes de combater no mundo das opiniões”, reflete o autor.

 

No contexto, o autor joga bastante com palavras soltas, sabiamente animadas pelo incessante cadenciar do verso pelo verso, dentro de uma variada e criativa paleta temática, apresentada em segmentos, que abarcam desde sentimentos humanos e evocações de estados de espírito”, avaliou o regente da  Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, maestro José Nilo do Valle.

 

Guerra do Contestado

 

Foi um conflito ocorrido na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina, entre os anos de 1912 e 1914, envolvendo a disputa de terras naquela região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.

 

A construção da ferrovia atraiu milhares de pessoas para trabalharem nessa empreitada, mas, logo após a inauguração, os trabalhadores ficaram desempregados, provocando uma crise social. Vários beatos e monges surgiram na região, atraindo essa massa de operários por causa dos seus discursos messiânicos. O governo federal enviou tropas para dispersar as comunidades, dando origem à Guerra do Contestado. Após várias derrotas, as tropas federais conseguiram vencer os sertanejos, em 1916.

 

Sobre o autor

 

Adir João Somariva é natural de Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina. Ele mora em Concórdia há 45 anos, onde fez carreira na área de Ciências Contábeis, como consultor organizacional de entidades. É autor dos livros “Poema Rima Canção”, e “Propósito da Missão: os fundamentos na organização das entidades sob uma visão contábil”, além de ser coautor de “História de Nossa Gente II”, editado pelo Jornal O Imparcial, de Concórdia (SC).

 

Atuou também em prol dos bombeiros voluntários em Santa Catarina, sendo coordenador da PEC 01/2012, que deu aos municípios a possibilidade de realizar convênios para fiscalização de projetos, edificações e obras.

 

Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios