Rui Car
06/10/2021 10h19

Maior cometa já descoberto no Sistema Solar fica mais próximo da Terra

O cometa atingirá seu ponto mais próximo da Terra no ano 2031, mas não oferece perigo ao planeta, de acordo com cientistas

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O cometa Bernardinelli-Bernstein, o maior já registrado no Sistema Solar, atingirá seu ponto mais próximo da Terra no ano 2031, mas não oferece qualquer perigo ao planeta, de acordo com cientistas.

 

Conhecido como C/2014 UN271 entre especialistas, o cometa foi descoberto em 2014, com a ajuda do astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli. Medindo entre 100 a 200 km de diâmetro, ele é dez vezes maior do que qualquer outro cometa já descoberto e, embora atinja sua maior proximidade daqui dez anos, o fenômeno não deve ser visto a olho nu da Terra.

 

Quando foi visto pela primeira vez, em 2014, o Bernardinelli-Bernstein – nome dado e homenagem aos cientistas que o descobriram – estava a 4 bilhões de km do Sol e, em junho de 2021, diminuiu a distância para 3 bilhões de km.

 

Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto – ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado – e o capturamos cedo o suficiente para que as pessoas o vejam evoluir à medida que se aproxima e aquece”, disse o cientista Gary Bernstein.


Fonte: SBT News / Via: SCC10

Foto: NoirLab / Reprodução

Justen Celulares